Mais um site de jornalismo cidadão chega ao fim

Soitu

Mais um exemplo de que inovação nem sempre gera rentabilidade. O site espanhol Soitu.es, considerado de jornalismo cidadão, fechou as portas. Mais um.

O principal investidor do projeto, o grupo BBVA, desistiu da empreitada. Pelo menos, o Soitu não virou um elefante branco antes de seu fim.

Dessa forma, vai ratificando algo que comentei. No final das contas, sobreviverão os projetos ligados a grandes empresas de mídia, como o iReport, que têm um constante e consistente respaldo jurídico e econômico por trás.

Do ponto de vista de negócios, é bem complicado o chamado “jornalismo cidadão” ter renda direta capaz de sustentar uma produção mais consistente, até por que acredito que seja algo ligado bem mais a uma economia não-monetária, em que as moedas são reputação e atenção.

Veja também:
YouTube dá aulas de jornalismo

2 respostas para “Mais um site de jornalismo cidadão chega ao fim”.

  1. Perfeita a conclusão. Acho muito dificil lucrar com jornalismo cidadão. Vc vai lucrar em cima do trabalho dos outros? Como fica a situacao? Vc divide a receita com os colaboradores? Existe toda a questão juridica. Algo bem complicado.

    Abraços!

    Curtir

  2. […] que o chamado “jornalismo cidadão” está ligado mais a uma economia não monetária, mas não deixei de sentir falta de um sistema de pagamentos. A Google poderia ter aproveitado para […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *