Quando você entra num site de uma emissora de TV, é para assistir a vídeos, para rever um programa que acabou de ser exibido? Ou você gostaria de ter a possibilidade de salvar no próprio site da emissora uma matéria para arquivar ou ler depois? Se a resposta é sim, o novo site da CNN deve agradá-lo.
O novo site, que entrou no ar no sábado, antes do previsto, dá destaque especial aos vídeos da emissora, além de fornecer mais opções de personalização aos usuários.
A nova interface, que é mais próxima de um estilo de revista, tem um apelo bem mais visual. Diversas manchetes e textos presentes na home do antigo site foram reduzidos.
A interface é dividida em 3 colunas. A primeira dedicada às notícias mais quentes. A segunda, a vídeos e análises, e a terceira ao conteúdo personalizado de acordo com o usuário (é necessário “estar logado” no site da CNN para conferir o conteúdo personalizado).
Além da parceria com os sites da Oprah, do Ted Talks, da Entertainment Weekly e da revista People, na parte de conteúdo, destaque maior às grifes da emissora – Anderson Cooper e Larry King, por exemplo, comandarão um jogo de quiz online com os usuários, o CNN Challenge. A parte de opinião ganhou novos colaboradores, como Peter Cashmore, editor do blog de tecnologia Mashable.
O NewsPulse, por sua vez, é um novo produto. Um painel onde é possível filtrar e navegar pelas notícias de acordo com os critérios de mais clicadas, comentadas ou por assuntos específicos.
Contudo a parte que mais chamou a minha atenção foi a de personalização, que abre as possibilidades de:
* Seguir somente certos tópicos (apenas notícias sobre “PS3” e “Obama”)
* Informações sobre tempo de acordo com a sua localização (funciona no Brasil)
* Salvar matérias (você pode fazer um arquivo pessoal de reportagens)
* Conferir todos os comentários que você fez na CNN (o site faz um histórico dos comentários)
Vale destacar que esses recursos de personalização foram lançados primeiro no recente aplicativo para iPhone da emissora. Outro detalhe é que a parte de Specials foi reformulada. A CNN é pioneira na criação dos chamados especiais multimidia e nada melhor do que reformular essa seção.
O site de “jornalismo cidadão” da CNN, o iReport, também ganhou roupagem nova.
A última reformulação foi feita em 2007. Fez falta uma API pública no novo site.
Veja também:
Como a CNN entrou na “Era do iPhone”


Deixe um comentário