Custo é o diferencial na hora de escolher uma plataforma de blog

Garota laptop

É o que mostra a 3ª parte do estudo State of the Blogosphere, divulgada nesta quarta-feira.

A maioria dos autores de blogs se preocupa com o tipo de plataforma de blog, com a tecnologia de publicação utilizada.

Em geral, optam por serviços terceirizados (WordPress, TypePad, Blogger etc), sendo que o custo é o principal diferencial na hora de escolher um serviço de hospedagem e publicação de blogs.

Em seguida, recursos, customização, suporte técnico e a comunidade em torno do serviço são diferenciais na escolha (eu fico um pouco fora dessa pesquisa. Para mim, customização e recursos são mais decisivos que custo na hora de escolher um serviço deste tipo).

Sozinho, em geral, um blog atrai pouco tráfego. A maioria tem, em média, menos de 1.000 visitantes por mês. A audiência é mais concentrada em poucos blogs que chegam a ter mais de 100 mil  visitantes/mês, que, em sua maioria, são os considerados “blogs profissionais“.

De resto, os números são parecidos aos do ano passado.

* Em média, “blogueiros” atualizam de 2 a 3 vezes por semana os seus blogs, sendo que, entre “blogueiros profissionais“, esse número vem aumentando.

* Cerca de 20% dos autores de blogs utiliza dispositivos móveis para atualizar seus sites, porém esse número cresce. Em relação ao ano passado, 58% dos pesquisados vêm utilizando mais os dispositivos para fazer atualizações.

* Para ganhar tráfego, em primeiro, a maioria lista seus sites em “diretórios de blogs”, seguido de uso de tags e comentar em outros blogs (engraçado que publicar um link para um post no Twitter não foi mencionado). E a confirmação, de 27 a 30% do tráfego de um blog vem de mecanismos de busca.

Veja também:
Blogueiros “não-profissionais” estão blogando menos ainda

Crédito da foto: Ed Yourdon

6 respostas a “Custo é o diferencial na hora de escolher uma plataforma de blog”

  1. Meu ponto de vista (como levo meu blog e vejo isso)

    Blogueiros não profissionais geralmente blogam menos porque:
    – Trabalham, estudam ou fazem outras coisas como atividade principal;
    – Geralmente escrevem o blog sozinho: mais pessoas num blog gera mais posts (na teoria)
    – Não se preocupam em pageranks ou outra coisa que valha;
    – Pretendem fazer textos originais, algo que leva tempo;

    Probloggers tem uma série de recursos pra manter leitores: Republicam material (o mais comum), oferem brindes de empresas (discutível), convidam pessoas que escrevem bem com pouco público pra turbinar o blog.
    Basicamente um problogger atua como um dono de jornal de antigamente (ou jornal de bairro) e é provável que seus blogs evoluam (???) para portais, com base na forma de atuaçÃo.
    Ou seja, essa baboseira toda de blogueiro substituindo jornais e midias é pura balela. Só são pessoas que conhecem bem uma mídia nova e no final acabam agindo como todas as outras midias.
    As tecnologias mudam, várias ações continuam as mesmas. A vantagem é que a possibilidade de ler algo novo, SE, SE, a pessoa buscar por textos novos. Se o leitor agir como um consumidor de midias tradicionais ele só mudou o foco, ao invés de esperar um jornal todo dia na porta, ele espera os posts nos mesmos blogs.

    Curtir

  2. Pois bem, mantenho dois blogs. Como não sou profissional disso, o custo é fator determinante, a customização é importante, mas menos, pois prefiro mesmo a existência de templates neutros. Um template neutro evita trabalho de customização. Mantenho os dois no WordPress, custo zero.

    Ambos os blogs que mantenho são de público restrito, assuntos de fotografia que interessam a pouca gente, e o material neles publicado é original e só me interessa publicar material original. Em nenhum deles dou notícias, divulgo produtos ou comento novidades como forma de atrair público ou de movimentar o blog. São assuntos de fundo, um deles técnico sobre formato RAW na fotografia digital, coisa hermética, outro sobre questões simbólicas, representação e cultura na fotografia.

    Nenhum é listado em diretórios de blogs, nenhum é atualizado por dispositivo móvel.

    Ambos têm cerca de 1000/2000 page views por mês, não mil visitas. São modestamente visitados, portanto, mas não faço esforço especial de divulgação de nenhum dos dois.

    O blog não necessariamente evolui em direção à maior audiência. Certamente quanto mais, melhor, mas não é objetivo que dirija as ações de manutenção nem os assuntos dos dois blogs.

    Curtir

  3. A minha opinião é a seguinte:
    Eu criei um blog já faz algum tempo, uns três mais ou menos. E no começo eu fiquei empolgado e criei vários deles cada um com um tema diferente e pretendia escrever em todos.
    Depois de dias fui abandonando por falta de tempo, de ter o que escrever, e por não divulgar e saber as visitas que recebia.

    Hoje, depois desse tempo, eu recebo visitas quase que diárias. São poucas, mas alguém estará sempre lendo o que escrevo.

    Como disse, agora me dedico mais ao meu blog. Escrevo quase que diariamente e recebo algumas visitas sempre.

    Bom é isso, o negócio é atualizar sempre e com novidades do tipo que está na mídia. Por exemplo, escrever sobre acidentes que ocorreram, greve dos bancários, etc. E expor opiniões.

    Com isso, eu escrevo meus posts… aliás visitem meu blog:

    http://www.doisarodar.blog.com

    Aguardo comentários.

    Curtir

  4. […] Veja também: Custo é o diferencial na hora de escolher uma plataforma de blog […]

    Curtir

  5. […] O custo é o principal motivador na escolha de uma plataforma de blog. Mas como a maioria delas é gratuita, acredito que a questão de recursos e customização […]

    Curtir

  6. […] Custo é o diferencial na hora de escolher uma plataforma de blog por Tiago Doria […]

    Curtir