No post Pessoas estão fugindo da caixa de comentários, comentei que as pessoas estão utilizando outras formas para comentar um artigo, que não sejam necessariamente a caixa de comentários.
“Não é por que uma matéria não tem comentários que não quer dizer que as pessoas não a estejam comentando. Acontece que uma parte do público pode preferir fazer isso em outro ambiente, no Twitter, no Orkut, no Facebook ou em seu próprio blog. Pelo menos, a primeira opção é a que vejo mais comum entre usuários com mais tempo de web.”
Nesta semana, repercutiu uma frase de Khris Loux, que diz que “as caixas de comentários estão mortas”. A declaração, claro, é imprudente, mas tem um motivo comercial. Loux é criador do Echo.
Uma ferramenta interessante que promete agregar todos os comentários feitos a um artigo (seja no Twitter, no Facebook, no Friendfeed) em um único lugar, na caixa de comentários de seu blog ou site.
O Echo é resultado dessa percepção de que reações e comentários a um conteúdo estão cada vez mais dispersos em diversos ambientes. Em essência, é um agregador de comentários e reações.
Veja também:
A queda do poder da home

Deixe um comentário