
“Nós atravessaremos por essa brutal mudança de negócios e de grande recessão. Histórias como essa são a principal prova de que alguns jornais sobreviverão”
Com essa frase, Bill Keller, editor executivo do NYTimes, comemorou os 5 prêmios Pulitzer que o jornal ganhou. O Pulitzer é considerado o mais importante, uma espécie de oscar, para o jornalismo norte-americano, que até hoje é referência para o resto do mundo.
Neste ano, as comemorações foram mais discretas, um dos últimos ganhadores do Pulitzer, no ano passado, por exemplo, hoje está desempregado.
Mesmo assim, o site de mídia Gawker publicou uma galeria de fotos de várias redações nos EUA comemorando a vitória por ter ganho o prêmio.
Enquanto isso, o recém lançado filme State of Play (trailer abaixo), com Russell Crowe e Ben Affleck, está sendo bem recebido.
É um filme que presta uma homenagem ao jornalismo. Tendo como base uma série da BBC, mostra a trajetória de jornalistas para descobrir um caso de corrupção e assassinato em Washington.
Em consequência da boa aceitação, o Los Angeles Times saiu atrás da resposta de por que, em época de crise mais acentuada no jornalismo impresso, Hollywood gosta tanto de produzir filmes enaltecendo os jornalistas.
A resposta é que Hollywood gosta de “uma boa história de ficção”.
Deixe um comentário