No final, tudo termina em busca (atualizado)

twittermoney

E o burburinho que começou na quinta-feira à noite e segue nesta sexta-feira nos sites de tecnologia é que a Google entrou em negociações para comprar o Twitter.

A fonte de todos os sites é única: o blog Techcrunch, que, por sua vez, conversou com 3 pessoas próximas às negociações.

O Techcrunch foi aquele blog que deu em primeira mão a notícia de que a Google compraria o YouTube. Isso em 2006. Na época, o jornal Wall Street Journal (WSJ) utilizou o Techcrunch como fonte.

O principal interesse da Google seria na busca do Twitter, já que o serviço de microblogging não é rentável.  O Twitter teria algo que o Google não tem muito bem definido, busca em “real time”. Ou seja, mostra o que está acontecendo neste exato momento (porém existe uma extensão do navegador Firefox que permite mesclar os resultados da busca do Twitter com os da Google).

É, mais ou menos, a mesma especulação de 2005, quando diziam que a Google compraria o buscador em blogs Technorati por que ele traz resultados mais imediatos, mostra o mais recente e não o mais importante na internet (hoje definido pelo PageRank).

Seria também a 2ª vez que Evan Williams, criador do Blogger, venderia um aplicativo para a Google (no livro Startup, Williams admite que não tem o costume de se focar muito, começa um site, espera crescer e depois passa para frente).

Vale lembrar que a Google já tem uma plataforma de microblogging, o Jaiku, que foi comprado pela empresa de busca em 2007 e, diferente do Twitter, é em código aberto desde o mês passado. O Jaiku é visto pelo mercado como uma forma da Google frear o crescimento do Twitter.

Além disso, ontem em entrevista ao programa de Stephen Colbert, BizStone, cofundador da ferramente de microblogging, disse que o Twitter caminha para ser “uma empresa independente rentável”.

O que levantou a suspeita de que a possível aquisição seria, na verdade, uma simples negociação para uma parceria com a Google na área de busca, o que foi ratificado por Kara Swisher, no WSJ.

O certo é que já começou aquela especulação da qual vive o “mercado de internet” e que deve durar todo o final de semana. O ReadWriteWeb, por exemplo, um dos blogs mais importantes na área, se adiantou e até abriu uma enquete – Google comprou o Twitter. É bom ou ruim?

(Atualização) – Biz Stone assina uma nota oficial no blog do Twitter.

Segundo ele, não é nenhuma surpresa que o Twitter esteja conversando regularmente com diversas empresas a respeito de vários assuntos. E repetiu o que disse no programa de Stephen Colbert, o Twitter pretende ser uma empresa independente e rentável.

Crédito da imagem: JustPete

2 respostas para “No final, tudo termina em busca (atualizado)”.

  1. Eu só tenho uma opinião formada sobre isso: o Google quer dominar o mundo, rs.

    A verdade é que, desde que eu li sobre o projeto Clean Energy 2030, onde o Goggle pretende investir U$S 4,4 trilhões em uma tentativa de salvar o mundo, reduzindo a poluição do planeta até 2030 (ou algo assim), eu não tenho mais tanta certeza sobre quais são os planos reais do Google e o seu empreendedorismo imprevisível.

    É uma empresa muito a frente do seu tempo. Complicado dizer se a compra do Twitter está somente relacionado ao avanço do sistema de busca. Com certeza os planos dos caras com o microblogging são muito maiores.

    Curtir

    1. @Leandro Macedo

      Pois é, ainda é muito cedo para saber. Tem que esperar a “poeira baixar um pouco”.

      Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *