
O burburinho de hoje nos sites de tecnologia é o anúncio do lançamento do OnLive, um serviço de “vídeo-game on demand“. Você não precisará andar com CDs de jogos ou consoles por aí. Tudo poderá ser acessado por meio do serviço de qualquer computador.
Ou seja, cresce dentro daquela idéia de streaming media ou de cloud computing (o futuro está no acesso e não na propriedade), que venho comentando há algum tempo aqui, no blog.
É mais ou menos o que já acontece na área de música só que no setor de vídeo-games. Você não precisa baixar um mp3 ou um player de música para ouvir uma canção, pode escutá-la em sites como MySpace, Last.fm, Deezer, Spotify etc. No caso do OnLive, você não vai precisar ter CDs ou, a priori, um console para jogar. O lançamento está previsto para o começo de 2009.
Por trás do OnLive está Steve Perlman, fundador da WebTV, que permite navegar pela internet usando uma televisão, serviço comprado em 1997 pela Microsoft.
Seu nome chamou a minha atenção. Perlman é figura carimbada no Vale do Silício, tem o histórico de criar serviços bons, mas que são muito avançados para uma época, tendo baixa aceitação no mercado. Será que com o OnLive será igual?
Por coincidência, nesta terça-feira, a Tectoy, fabricante do Master System no Brasil, anunciou a venda do console Zeebo, que não armazena jogos. Você não precisa de cartuchos ou CDs para jogar. Os jogos são transmitidos via rede 3G de celular.
Crédito da foto: MPD
Veja também:
Streaming media sobe na pirataria
Deixe um comentário