Agregadores, blogs coletivos e jornalismo individual estão em alta

jornalgarota011

Saiu o The State of News Media 2009, relatório anual publicado nesta segunda-feira e que aponta tendências na área de jornalismo e de consumo de notícias. O estudo é bem grande, tem 800 páginas, o que não quer dizer que traga muitas novidades.

Vale notar que a pesquisa é mais voltada ao mercado norte-americano. Algumas conclusões:

1) Mídia impressa está em declínio de audiência e receita com publicidade. Algumas mais (revistas), outras menos (jornais).

2) Número de americanos que acessa a rede para ler notícias subiu 19%. Assim como a receita com publicidade da mídia online cresceu.

As constatações mais interessantes são as 4 últimas, que vêm a seguir:

3) A audiência dos sites de notícias está subindo. Mas está crescendo justamente naqueles que têm um caráter de agregador e organizador de informações (estilo Yahoo News).

4) No último ano, os chamados “sites de jornalismo cidadão” ganharam espaço onde a grande mídia não cobre direito, principalmente na forma de blogs coletivos atualizados por cidadãos (Alles Blau?).

No entanto, a cobertura feita por esses sites ainda é simples e com pouca periodicidade (não são atualizados o quanto deveriam).

5) Apesar do fracasso de diversos projetos, grandes empresas de comunicação continuam fazendo experimentos com o “jornalismo cidadão”, mas estão descobrindo que os leitores são melhores como fontes do que como jornalistas (apuradores de informação) em si.

6) As pessoas estão indo atrás de indivíduos (jornalismo individual) e não de grandes marcas do jornalismo, o que vai ao encontro da idéia de que na rede seguimos pessoas e não blogs ou marcas (tema de dois posts abaixo).

As conclusões do estudo anterior, em 2008, estão no post – mesmo com a web, as pessoas ainda se informam pelas mesmas fontes.

Crédito da foto: Tiago S Costa

11 respostas para “Agregadores, blogs coletivos e jornalismo individual estão em alta”.

  1. […] agora um post bem interessante no Tiago Dória, que fala sobre um estudo realizado lá nos EUA, sobre tendências do jornalismo e […]

    Curtir

  2. […] Tiago Dória também comenta o relatório deste ano, enfatizando o jornalismo individual e o colaborativo na forma de blogs.   […]

    Curtir

  3. […] TEMPO: Aninha (Brambilla) e Tiago Dória deixaram suas impressões a respeito do […]

    Curtir

  4. Avatar de ANTONIO JORGE BACHA
    ANTONIO JORGE BACHA

    É jornalismo sério está em alta mesmo. O que o povo gosta mesmo é de notícias puras, bem narradas e sem análises e tendências pessoais.
    Blog é uma ótima alternativa pra vc externar as suas opiniões e dizer com clareza o que pensa.
    Por exemplo, essa crise financeira que não passa de uma tentativa dos banqueiros de serem compensados pelas suas perdas com dinheiro público dos paises. Uma vergonha. Gaste com o povo de seu país e não com os banqueiros.
    Os nossos eonomistas papagaios de teses sucumbidas do capitalismo agora continuam ainda dando conselhos e querendo ser a luz de um caminho que não conhecem. São formadores de opinião pública sob as benezes dos banqueiros e governos, para terem mercados favoráveis e aprovação dos seus projetos errados.
    Moral da história. Se esse dinheiro gasto pelo governo para sustentar comércio ilícito fossem gasto com o povo, hoje não haveria um brasileiro morando debaixo da ponte e muito menos com fome e fora de escola. Acorde governantes, olhe pra outro lado.

    Curtir

  5. Avatar de Fátima Almeida
    Fátima Almeida

    Interessante, essa pesquisa. Gostaria de saber como ter acesso a ela. Quanto aos tópicos aqui publicados, vale uma correção para o que parece um vício de linguagem: a mídia impressa, assim como os sites, têm índices de leitores, e não audiência.

    Curtir

    1. @Fátima Almeida

      É só clicar no link que está no texto.
      http://www.stateofthemedia.org/2009/printingthereport.php

      Curtir

  6. Aqui no Brasil não acredito no fim das midias tradicionais, mas acredito que as midias alternativas ainda crescerão muito e as duas andarão lado a lado, ou seja, uma irá complementar a outra.

    Curtir

  7. […] Veja também: Agregadores, blogs coletivos e jornalismo individual estão em alta […]

    Curtir

  8. […] Veja também: Agregadores, blogs coletivos e jornalismo individual estão em alta […]

    Curtir

  9. […] pequisa mantém uma tendência de comportamento apontada em 2009, as pessoas utilizam cada vez mais suportes variados para se informar e têm uma preferência […]

    Curtir

  10. Parabéns pelo artigo e os comentários da galera!

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *