
O Google deveria comprar o Twitter por causa de sua busca interna? Devemos pensar o Twitter como uma ferramenta de busca? Interessante esse papo vir a tona outra vez. Há alguns anos, em 2005, ouvi a mesma história a respeito do Technorati, o sistema de indexação e busca em blogs.
O Google vai comprar o Technorati por que ele fornece uma busca em “real time”. Ou seja, mostra o que está acontecendo naquele exato momento.
Era quase regra. Você queria saber o que as pessoas estavam falando sobre algo naquele instante? Tinha que correr para o Technorati.
Pois é. No caso, mudaram apenas as ferramentas. Antes os blogs reuniam a notícia em primeira mão, em tempo real, ou seja, os primeiros relatos sobre algo. Agora é o Twitter. Amanhã será outra ferramenta.
Mas uma suposta demanda por um serviço de busca em “real time”, que forneça o mais recente, o que está acontecendo neste instante, e não o mais importante (definido atualmente pelo Pagerank) ainda continua.
No entanto, isso não justifica a visão de que o Twitter é a melhor ferramenta de busca atualmente, pois o “search twitter” indexa apenas o que é publicado por meio da ferramenta de microblogging. Deixa muita coisa de fora. É algo específico de um site.
No final das contas, o que faria toda a diferença seria um sistema maior de busca que indique não o mais importante, mas o mais recente de toda a web e não apenas de um serviço de microblogging, que também um dia deixará de ser o “technorati do momento”.
Engraçado que mesmo em 2005 e agora, na hora de buscar a informação mais recente, não se fala em correr para os sites de notícias, mas para buscadores/indexadores…
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