Busca do Twitter é tão Technorati em 2005

buscatwitter

O Google deveria comprar o Twitter por causa de sua busca interna? Devemos pensar o Twitter como uma ferramenta de busca? Interessante esse papo vir a tona outra vez. Há alguns anos, em 2005, ouvi a mesma história a respeito do Technorati, o sistema de indexação e busca em blogs.

O Google vai comprar o Technorati por que ele fornece uma busca em “real time”. Ou seja, mostra o que está acontecendo naquele exato momento.

Era quase regra. Você queria saber o que as pessoas estavam falando sobre algo naquele instante? Tinha que correr para o Technorati.

Pois é. No caso, mudaram apenas as ferramentas. Antes os blogs reuniam a notícia em primeira mão, em tempo real, ou seja, os primeiros relatos sobre algo. Agora é o Twitter. Amanhã será outra ferramenta.

Mas uma suposta demanda por um serviço de busca em “real time”, que forneça o mais recente, o que está acontecendo neste instante, e não o mais importante (definido atualmente pelo Pagerank) ainda continua.

No entanto, isso não justifica a visão de que o Twitter é a melhor ferramenta de busca atualmente, pois o “search twitter” indexa  apenas o que é publicado por meio da ferramenta de microblogging. Deixa muita coisa de fora. É algo específico de um site.

No final das contas, o que faria toda a diferença seria um sistema maior de busca que indique não o mais importante, mas o mais recente de toda a web e não apenas de um serviço de microblogging, que também um dia deixará de ser o “technorati do momento”.

Engraçado que mesmo em 2005 e agora, na hora de buscar a informação mais recente, não se fala em correr para os sites de notícias, mas para buscadores/indexadores…

16 respostas para “Busca do Twitter é tão Technorati em 2005”.

  1. Fala Tiago,

    Acho que o lance é encarar os usuários do twitter como “bots indexadores” da “vida real”, longe da tela do computador. O bot do Google não chega nas palestras da Campus Party, nas boites ou alagamentos das cidades. Os “bots do twitter” (nós) chegariam (principalmente se ele se popularizar).

    Se os caras conseguirem amenizar o ruído e o lixo e valorizar as informações que de fato importam, pode dar caldo.

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    1. @MrManson

      Fala Wagner!

      Pois é, o lance seria esse, mas o twitter antes precisa se popularizar bastante, aí sim se tornaria um buscador mais abrangente e relevante.

      abs

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  2. Hehe … o meu comentário – e a tua rélica – sobre a twittada no arcebispo tem muito mais a ver com esse post 🙂

    Nessa tua ótica, o search twitter está mais para GoogleTrends q o Google em si.

    Sensacional a analogia do Mr Manson!

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    1. @Javoski

      O Mr Manson mandou bem 🙂 Acho que está mais para agregador de informações, na linha de sites como o http://megite.com/politics. Se você fizer uma busca no search twitter, tem um apanhado de links bons sobre um assunto. Ser utilizado como Google Trends faz sentido, mas acho que tem que tomar cuidado, é um nicho muito específico, principalmente no Brasil.

      abs

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  3. Por que não os sites de notícias? Porque as notícias dos sites (especializados em notícias) não são o que interessam. E se repetem ad infinutum em todos os sites de notícias. E muitas destas notícias surgem em blogs ou sites proprietários (pessoas, bandas ou empresas). Muitas destas notícias já vão direto para o twitter e em maior quantidade (mais atualizações) do que vão para os sites de notícias. Ou seja, os sites de notícias estão morrendo, assim como já morreram os jornais impressos (não literalmente, ainda existem, mas para o seu público menor)
    E o tumbrl?

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    1. @Ricardo Mendes Jr

      Acho que o Tumblr está na mesma categoria de blog. Pelo menos, o uso mais comum é esse.

      abs

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  4. “Engraçado que mesmo em 2005 e agora, na hora de buscar a informação mais recente, não se fala em correr para os sites de notícias, mas para buscadores/indexadores…”

    Isso explica o sucesso do The Huffington Post tb. Bjs.

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    1. @Luisa

      A questão de agregador de notícias e não tanto de buscador é bem forte no Huffington Post.

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  5. Twitter pode ser onde buscar em tempo real na web. http://tinyurl.com/cknen6

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  6. Olá Tiago,

    Acho que a primeira frase do MrManson disse tudo: “Acho que o lance é encarar os usuários do twitter como “bots indexadores” da “vida real”, longe da tela do computador.”

    Podemos ver o Twitter como uma ferramenta rápida de divulgação de informação e LINKS relevantes. Um pilar muito bom para o Google seria “contar” quantas vezes um link é retwittado, assim poderia saber um indicativo se ele é bom ou não.

    Ficou muito bom o artigo! Indiquei no meu twitter =)

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    1. Obrigado, Fábio!

      abs

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