Site brazuca de troca de livros

trclivros01

Somente nesta semana, trombei 3 vezes com esse site. É o Trocando Livros, um site nacional de troca de livros. Parecido com o estrangeiro BookMooch.

Funciona de forma simples. Você cadastra os livros que quer trocar, recebe os pedidos das pessoas que querem seus livros, envia os mesmos a elas e, em troca, ganha créditos que você deve usar para pedir livros de outras pessoas.

O site é gratuito, você paga somente pela postagem dos livros no correio.

Conversei rapidinho por email com Arley Lobato, criador do Trocando Livros. Ele falou que o conceito surgiu em outubro do ano passado e que o site conta com mais de 5 mil usuários e 7 mil livros cadastrados. Apesar do crescimento, ele contou que ainda não tem idéia de como lucrar financeiramente com o serviço.

Veja também:
Culpa da internet: venda de livros está aumentando

23 respostas para “Site brazuca de troca de livros”.

  1. Acho que um site que tem pessoas dispostas a pagar para enviar livros com a expectativa de receber também, tem grande potencial para ganhar dinheiro vendendo livros.

    Por exemplo, quando a gente busca um livro para trocar e não encontra, já poderia aparecer a opção de comprar o livro novo com desconto proporcional à assiduidade do usuário nas trocas dos livros usados.

    Já troquei vários livros por meio do site e é muito divertido. Além de ser apaixonada por livros, sempre pratiquei o hábito de trocar correspondências. Unir as duas coisas tem sido uma experiência muito agradável!

    Curtir

    1. @Helen Fernanda

      E talvez o dono do site pudesse ganhar uma porcentagem na venda. Não é uma má idéia.

      Curtir

  2. O site poderia oferecer a compra direta de livros não disponíveis no site de lojas como o Submarino ou Estante Virtual usando um programa de afiliados… não que fosse gerar muita receita, mas é alguma coisa.
    Ter um modelo de negócios é essencial mas, mesmo assim, é bom ver que tem pessoas dispostas a dedicar um pouco do seu tempo livre para criar algo interessante.
    Boa sorte para os caras, cadastrarei alguns dos meus livros (quem sabe eu consigo um “Long Tail” pra substituir o que eu perdi!).

    Curtir

  3. Poder ser parecido… mas a interface do Trocando Livros é superior. Obrigada pela dica. Bjs

    Curtir

    1. @Luisa

      A usabilidade é bem melhor, né?

      Bjs

      Curtir

  4. Tem vários sites destes nos EUA. O que acho difícil é que deve haver um certo controle… não sei até que ponto as pessoas são honestas. Eu tive essa idéia faz um tempo já (vi os sites americanos) e não soube como resolver muito bem o problema… E ás vezes você vai nestes sites e só tem livros ruins que não são do seu interesse. Não sei se há um controle da “qualidade” dos livros.

    Acho que seria legal ter algo no estilo do netflix/netmovies para livros. Você paga uma taxa por mẽs e pode pegar 2 ou 3 livros. Sei que existe algo assim, mas não conheço nenhum site brasileiro.

    Existe também o bookamouch, mais um site de troca de livros. Esse tem em português inclusive.

    Curtir

    1. @Hugo

      Existe um de livros no estilo Netflix, mas não é em português. É o BookSwim http://www.bookswim.com.
      Uma versão nacional seria uma boa idéia mesmo.

      Curtir

  5. Muito legal.

    Aproveito o tema para fazer uma pergunta: você sabe se existe algum site, nacional ou gringo, que, baseado nos livros que você já leu, recomenda outros livros afins e traça um ‘perfil literário’ do usuário?

    Um abraço

    Curtir

    1. @Rafael Camilo

      Existe o Booklamp. Comentei sobre ele há algum tempo. Dá uma olhada.
      http://www.tiagodoria.com.br/coluna/2008/04/02/site-quer-mudar-a-forma-como-nos-relacionamos-com-os-livros/

      abs

      Curtir

  6. O mais engraçado é que eu já tinha lido esse post, entrado no site, mas acabei deixando de lado. Cabeçudo, eu.

    Obrigado, Tiago!

    Um abraço

    Curtir

  7. Olá.
    E por que ele não passa a intermediar a troca? A pessoa A manda o livro pra ele, e a pessoa B também, ai ele manda o livro da A pra B, e o livro da pessoa B pra pessoa A, e nisso poderia cobrar uma taxa. Além disso, esse mecanismo evita esquemas, do tipo alguma das partes não enviar o livro, pois caso uma das partes não envie o livro, basta ele devolver o livro pra outra pessoa que já enviou. Ai seria só uma questão de planejar as taxas, e acho tb que ele poderia expandir o portfolio, e permitir troca de CDs, vinil, revistas, gibis, e etc.
    Esses são meus 2 cents, me corrijam se eu estiver propondo alguma bobagem.
    abs

    Curtir

  8. Prezado Tiago,
    No meu blog, tenho uma tag intitulada “Artigos de Blogs – Tiago Dória”. Já publiquei alguns posts do seu Weblog que considero o melhor da blogosfera no gênero que é produzido.
    Tenho todos os cuidados em indicar os créditos e tudo que é necessário para não ferir princípios éticos de direitos autorais. Sou um paranóico com esse negocio.
    Se você tiver tempo dê uma olhada nesse último post que publiquei a respeito dessa excelente dica do “Trocando Livros”. Inclusive já me inscrevi por conta da sua indicação.
    Aproveito a oportunidade para perguntar-lhe se há algum incomodo, da sua parte, em que blogueiros – como no meu caso – transcrevam matérias publicadas no Tiago Dória Weblog da forma como estou procedendo.
    Se não estiver de acordo compreenderei e encerarei a tag acima referida.
    Cumprimento-lhe pela inteligência, bom gosto e, claro, pela qualidade do seu blog.
    Ate a próxima vez. Estou sempre por aqui.

    Curtir

    1. @Herbert Drummond

      Obrigado, Herbert. Bom saber que vc gosta do blog!

      Sem problemas. Você cita a fonte e linka para o blog, por mim tudo bem.

      abs

      Curtir

  9. Seria legal se esse site unisse forças com o Skoob. :p

    Curtir

  10. A proposta inicial do site era incrível, mas resolveram vender créditos (apesar do site se chamar Trocando Livros). Ou em português claro estão vendendo os livros dos usuários e ficando com o dinheiro. Lamentável.

    Eu, como outros usuários tentamos discutir essa medida na comunidade oficial do Orkut mas fomos censurados. Há alguma coisa muito podre acontecendo.

    Curtir

  11. Avatar de Heriberto Oliveira Nascimento
    Heriberto Oliveira Nascimento

    Olá, sou usuário do site e estou muito satisfeito já enviei 3 livros e já recebi os que pedi , agora por exemplo me foi solicitado mais um “O poder do Agora” concordo plenamente com a helen Fernanda, e acho que nem tudo quando se cria tem que visar somente o dinheiro a propria criação do orkut foi entre dois amigos e olha no que deu. Abraço a todos que apreciam a leitura e vamos prestigiar o sebo virtual. Valeu Tiago

    Curtir

  12. Tiago,

    Sua dica realmente é sensacional. Sou usuário há alguns meses estou impressionado como o TrocandoLivros realmente funciona! Achei também a idéia de vender créditos muito interessante. Estão utilizando o mesmo método usado no http://www.paperbackswap.com , o maior site de trocas de livros do mundo. Parabéns pela idéia maravilhosa e de permitir que possamos também trocar livros como nos EUA.

    Curtir

  13. Para quem nao quer pagar , este site é totalmente gratis.

    http://www.livralivro.com.br

    Curtir

  14. Um site desses só não tem um modelo de receita porque a internet enquanto mídia publicitária ainda engatinha no Brasil. Ele não precisaria muito mais do que uns 2 ou 3 espaços publicitários onde fossem anunciados os grandes lançamentos das editoras (um novo Paulo Coelho, Dan Brown etc) para fazer uma graninha boa. Ainda mais juntando com a já citada sugestão de colocar link para compra dos livros novos ganhando comissão.

    Curtir

  15. Sou usuária do TrocandoLivros, adoro o site, com relação a venda de créditos gostei da idéia, disponibiliza os créditos do site, para que possa haver mais trocas.

    Parabéns, TrocandoLivros

    Curtir

  16. Achei incrível o site Trocando Livros, já troquei e deu tudo certo.
    Os créditos agora cobrados, nada mais que justo, afinal a pessoa teve a idéia do site e várias outras entraram nessa de troca.
    Mesmo que precise comprar o crédito para obter algum livro, sai muito mais em conta do que ir a uma livraria comprar.
    Eu por exemplo cadastrei livros novinhos, são livros de 2008, 2009…
    Espero que os usuários não quebrem essa corrente de troca, assim todos saem ganhando, e por que não o dono do site. Merecido, e meus parabéns pela idéia, mesmo sendo copia.
    O melhor de tudo é o nosso país se tornar mais literário, como a França por exemplo, ficaremos muito mais cultos!

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *