Rainha na internet

queenelizabeth

O site oficial da Rainha Elizabeth II entrou no ar. O projeto chama a atenção, pois teve consultoria de Tim Berners-Lee, criador da web, que, em 2004, recebeu da rainha o título de “Sir”, Cavaleiro da Ordem do Império Britânico.

Entre as novidades, o destaque está na integração da agenda da rainha ao Google Maps. Com isso, as pessoas poderão conferir  em um mapa por onde a rainha passará durante uma visita oficial.

Fora isso, digitalização e publicação de documentos inéditos, como um que descreve uma visita de Alexander Graham Bell à Rainha Vitória, que aproveitou para testar o novo invento de Bell, o telefone.

Apesar de Elizabeth II ter sido uma das primeiras rainhas a enviar um email, isso em 1976, por enquanto, o seu site tem um caráter tradicional, mais de diretório de conteúdos históricos (vídeos, fotos, textos) do que um canal de comunicação mais direta com a população.

O lançamento acontece poucas semanas após a Presidência de Portugal inaugurar o seu perfil oficial em sites como Twitter, Flickr e YouTube.

Veja também:
A responsável pelo Papa no YouTube

8 respostas a “Rainha na internet”

  1. Olá Tiago, tudo bem?

    Não sei se concordas comigo. Mas, apesar de representar um avanço interessante, ainda acho um perfil numa rede muito pouco. Ele geralmente fica estático, onde é alimentado e as pessoas acessam. Só isso. Não somente empresas, mas de políticos também.

    Por que não criar novos direcionamentos a partir da API aberta dessas redes? Enfim, só matutando.
    Abraços.

    Curtir

  2. @Nadja Pereira

    Olá. tudo bem? Não entendi muito bem. Seria algo menos estático? Seria ter uma forma das pessoas mexerem, fazerem mashups com os dados de nossos perfis com uma API?

    Acho que, no caso, existe o problema de privacidade pessoal por isso ficamos neste sistema mais estático de alimentar e as pessoas acessarem o nosso perfil.

    abs

    Curtir

  3. Tudo bem sim. ;D

    Não seria a partir dos perfis pessoais dos usuários e sim a partir da API da própria rede. Entendes?
    É para o próprio político ou empresa criar mashups interessantes, ao invés de, somente, criar um perfil. Isso é possível? Eu tenho idéia que sim, desde que não seja usado de forma comercial.

    abs!

    Curtir

  4. @Nadja

    Acho que é possível sim. Nunca mexi na API da facebook, mas parece que é possível fazer ago nessa linha que vc falou.

    http://developers.facebook.com/

    abs

    Curtir

  5. Thank you for allowing me visit your nice website. I´ve been a listener to BBC Radio even before the BBC TV broadcasts. I had the pleasure of
    carrying Princess Ann from a resort place near Rio de Janeiro to the
    Internaional airport sometime ago.
    Now I´m a retired helicopter pilot with over 13,000 flying hours logged without any accident, thanks to God´s divine providence.
    Wishing God´s blessings on H.M. Queen Elizabeth and her whole family.

    Captn. Evio C. de Oliveira – Rio de Janeiro – Brazil

    Curtir

  6. Olá Tiago,

    Li agora, no site da UOL (http://noticias.uol.com.br/politica/2009/02/16/ult5773u620.jhtm) que nossa Presidência da República lançará, em breve, uma licitação para reformulação do site, incluindo muitos dos recursos que o site da Presidência de Portugal implementou.

    Só achei um pouco “salgado” o preço do investimento que o governo planeja, de 11 milhões de Reais (falo isso sem conhecimento de causa nenhum, sou professor de história e não sei como anda os preços do mercado.. Mas achei salgadinho, tendo em vista que existem várias ferramentas livres de CMS que podem ser implantadas – vide o site do Min. da Cultura que é feito em WordPress, usando várias ferramentas próprias entitulada XEMELE.)

    Abraços

    Curtir

    1. @André Eiras

      A priori, é bem alto mesmo. Uma das principais vantagens da internet é o baixo custo. E gastar isso parece ser bem salgado.
      Mas antes é preciso ver como será essa estratégia na internet.

      abs

      Curtir

  7. […] O perfil no twitter é basicamente formado pela agenda oficial do Presidente de Portugal, além de chamadas para os artigos no site. Dica via Tiago Doria. […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *