Twitter ou Identi.ca? Quem é melhor?

twittercamiseta2

O Twitter cogitou de cobrar de empresas que usam o serviço de microblogging. Para quem acompanha o noticiário sobre o Twitter não é nenhuma novidade.

Em entrevistas anteriores, Biz Stone, fundador da ferramenta de microblogging, já havia comentado sobre a idéia de oferecer um serviço premium para alguns usuários. Em troca, eles teriam algo a mais, servidores dedicados e sistemas de estatísticas completos, por exemplo.

Porém, uma pergunta fica em aberto. Será que as empresas vão querer pagar por uma versão premium do Twitter ao saber que existem soluções em código aberto e gratuitas como Identi.ca?

O Identi.ca funciona como uma instalação do WordPress, você instala o seu microblog em seu próprio servidor com o seu próprio domínio e não fica à mercê e com todos os seus dados nos servidores do Twitter.

Algo que parece ser mais pertinente e seguro para algumas empresas, principalmente para as que estão pensando em utilizar o Twitter como ferramenta interna de comunicação.

Por coincidência, dois episódios recentes fizeram uma empresa de mídia de peso, a BBC, repensar a sua utilização da ferramenta de microblogging.

Primeiro uma informação (comentário) que vazou sem querer por meio de um funcionário (era para ter sido uma direct message, mas foi para a timeline do Twitter).

Depois, ouvintes da BBC Radio estão reclamando do uso excessivo e das menções constantes ao Twitter durante a programação (você pode pedir uma música pelo Twitter em alguns programas).

bbcradioflickr01

Segundo alguns deles, devido ao fato de ser uma “emissora pública”, a BBC tem a obrigação de utilizar “ferramentas sem caráter comercial” e mais acessíveis possíveis. Outros ouvintes reclamam que foram obrigados a abrir uma conta no Twitter (já que informalmente a rádio está usando o serviço como ferramenta padrão de interação com eles).

Pode parecer estranho, mas esse tipo de comportamento é normal na audiência da BBC. Quem se lembra do movimento feito contra o iPlayer, em 2007, deve saber do que estou falando (clique na palavra movimento para entender).

No final das contas isso fez a BBC ficar na dúvida – ter ou não ter o seu próprio serviço de microblogging? Pelo post de um dos desenvolvedores da BBC, a emissora já andou fazendo alguns testes com o Identi.ca, que seria equivalente ao “WordPress dos microblogs”. Diz que a BBC entrou muito cedo no “mundo do microbloging” e não percebeu que esse universo é bem maior.

Se a emissora passar a utilizar o Identi.ca, ajudará a dar mais visibilidade ao projeto em código aberto, que sempre ficou nas beiradas das conversas quando se fala em microblogging.

No entanto, o que é evidente nessa história toda de BBC e “Twitter premium” é que ainda estamos engatinhando no campo do microblogging. Em uma comparação com os serviços de blogs, o Twitter está para o Blogger, assim como o Identi.ca, ou algo parecido, para o WordPress.

E se a história se repertir na área de microblogs, teremos um embate entre os dois serviços e nem preciso dizer quem vai se destacar…

Crédito da foto: Graham

12 respostas para “Twitter ou Identi.ca? Quem é melhor?”.

  1. Eu acho que você precisa dizer sim e porque…

    []’s
    Compulsivo

    Curtir

    1. @Compulsivo

      Acredito que seja o Identi.ca ou outro projeto semelhante, descentralizado e em código aberto.

      Se esse negócio de microblogging crescer mesmo, a tendência é as pessoas e as empresas partirem para ferramentas que fornecem mais controle e opções de customização. No Twitter, por exemplo, você não pode fazer backups e, se der na telha, eles podem deletar a sua conta com todas as suas mensagens de uma hora para outra. Bem diferente do identi.ca, que funciona como um WordPress.

      Vejo o Identi.ca como um avanço em relação ao Twitter.

      abs

      Curtir

  2. Não conhecia o identi.ca. Bora testar 🙂

    Curtir

  3. Opa Tiago!

    Aqui no Rio, num evento “descolagem” os organizadores disseram que perguntas poderiam ser feitas por e-mail, sms ou twitter e na hora só usaram perguntas feitas pelo twitter.

    É isso que é ruim! Ninguém é obrigado a abrir uma conta no hype só pra poder participar não é?

    Eu nunca entendi qual a utilidade da ejaculação precoce de textos do twiiter, mas se um da eu sucumbir ao hype vai ser com o identi.ca 🙂

    abraços

    Curtir

    1. @Sérgio Lima

      Tudo bem?

      Pois é, esse é o mesmo problema que aconteceu na BBC. Deixaram o bom e velho telefone de lado e partiram para o Twitter, sendo que uma boa parte da audiência nem sabia o que era a ferramenta e nem estava a fim de utilizá-la. Também acredito que o Twitter está sendo supervalorizado demais.

      abs

      Curtir

  4. Tiago,

    E há minutos, mais uma vez, a BBC One exibiu uma reportagem sobre o Twitter. Segundo Paul Bradshaw, centrou fogo no caráter “prosaico” da ferramenta e, claro, em celebridades que estão lá. Pífio.

    abs

    Curtir

  5. Só pra constar: dá pra fazer backup utilizando o http://tweetbackup.com/
    😉

    Curtir

  6. @Márcia Lima

    Sim, mas não é ferramenta oficial. Sabe-se lá se é seguro colocar senha e login em um site de terceiro.

    Aliás, acho que tava na hora do Twitter dar uma “fiscalizada” nessas aplicações/sites que estão surgindo em volta. O Facebook fez isso uma vez e melhorou bastante a qualidade (e segurança) das aplicações.

    Curtir

  7. @Alec Duarte

    Pô, os caras falaram de novo do Twitter. É… parece que os ouvintes estão com razão.

    abs

    Curtir

  8. […] Tiago Dória Weblog » Twitter ou Identi.ca? Quem é melhor? […]

    Curtir

  9. […] Tiago Dória Weblog » Twitter ou Identi.ca? Quem é melhor? Porém, uma pergunta fica em aberto. Será que as empresas vão querer pagar por uma versão premium do Twitter ao saber que existem soluções em código aberto e gratuitas como Identi.ca? (tags: http://www.tiagodoria.ig.com.br 2009 mes1 dia15 twitter open_source identi.ca blog_post crítica) […]

    Curtir

  10. […] Veja também: Twitter ou Identi.ca? Quem é melhor? […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *