Streaming media sobe na pirataria

thedarkknightthejoker21
The Dark Night: o filme mais baixado em 2008

Vale a leitura de um artigo do The New York Times desta semana. Aborda justamente uma questão que já passou aqui pelo blog diversas vezes. As pessoas estão baixando menos arquivos na internet e utilizando mais sites que fornecem tudo online via streaming – “streaming media“.

Segundo o artigo, a pirataria está se movendo dos sites que fornecem links para downloads de filmes e seriados para sites piratas de streaming, que permitem assistir a filmes e seriados de forma online, sem precisar baixar nada para o computador.

Ainda segundo a matéria, o streaming tem sido mais vantajoso para os usuários. Não precisam ficar esperando para baixar um filme (é só clicar no botão de play e começar a assistir), sua utilização é mais fácil para quem é leigo (não precisa baixar um client de BitTorrent nem ter que juntar arquivos depois) e evita aquela “frustração”, você baixa um seriado inteiro, espera um bom tempo e na hora de abrir o arquivo, descobre que ele está corrompido ou é falso.

Talvez isso explique, em parte, a corrida da indústria de entretenimento para colocar no ar sites que fornecem de graça “streaming legal” de filmes e seriados – Hulu, TV.com (EUA) e Mundo Fox (Brasil). Além de ser uma forma de fugir do formato de DVD, cada vez mais em queda, serviria para brecar o crescimento desses sites de “streaming pirata”.

A meu ver, enquanto, devido a diversos entraves jurídicos e de engenharia, a indústria de entretenimento demorar a absorver essas novas tecnologias de distribuição de conteúdo (p2p, bittorrent e streaming), sempre existirá essa corrida de gato e rato.

A tecnologia de streaming, por exemplo, existe há um bom tempo e sobe cada vez mais na preferência dos usuários, mas quem está utilizando com mais afinco? Os “sites de downloads piratas”.

Veja mais sobre o assunto de “streaming media” nos posts:
Canibal de DVD
Geração que quer clicar no botão de play e não de download.

12 respostas para “Streaming media sobe na pirataria”.

  1. Olá!

    Apesar de ser leitor assíduo e assinante via RSS esta é a minha primeira participação.

    As empresas de media continuam a fazer o paralelo com o mundo fora do digital. Para roubar na net basta clicar num link. E com os preços que praticam, muitos optam pelo clique.

    Infelizmente nem todos põem os pricipios em prática. Solução? Talvez rever as políticas de preço, pois qualquer um prefere pagar uma quantia razoável do que perder tempo em downloads incertos.

    Um abraço.

    Curtir

  2. Outra coisa interessante do streaming é que o problema com vírus nos episódios/filmes é praticamente eliminado, não é?

    Curtir

  3. @Camilo Oliveira

    Bem lembrado.

    abs

    Curtir

  4. @Amilcar

    Talvez essa questão de preço não funcione muito em alguns casos, para certos públicos – vide o iTunes. Mas fornecer um serviço de streaming melhor que os dos piratas é uma solução.

    A qualidade do Hulu, por exemplo, é bem melhor que muito site de “streaming pirata”.

    abs

    Curtir

  5. realmente isso do streaming é verdade… escuto minhas músicas no last.fm e no deezer. Faz um tempão que não baixo da net.

    Beijos

    Curtir

  6. Infelizmente não tenho acesso ao Hulu, ainda, em Portugal e estou ansioso! sempre que recebo alguma dica via RSS, vou lá e deparo com aquela mensagem desgraçada. Mas aguardo com ansiedade.

    O Tiago tem razão. É urgente arrasar a “concorrência”.

    Curtir

  7. Muito bem colocado Thiago. Compartilhamos essa visão aqui no Blopix (www.blopix.com). Queria inclusive recomendar o artigo do Kevin Kelly – Better than Owning (http://www.kk.org/thetechnium/archives/2009/01/better_than_own.php). Pra que ter se vc pode acessar?

    Curtir

  8. Cloud computing mais vivo do que nunca!

    Curtir

  9. […] Veja também: Streaming media sobe na pirataria […]

    Curtir

  10. […] mais interessou a este jornalista é que a ferramenta cresce justamente em cima da tendência da streaming media. É como um iTunes em que você não precisa baixar nada para o computador, nem tem que andar por […]

    Curtir

  11. […] ser uma ideia promissora, visto que pesquisas indicam que muitos jovens não baixam mais músicas, mas sim escutam online. Todavia, é torcer para que a […]

    Curtir

  12. Parece que a ideia acabou de virar realidade no Brasil, viram o post do portal da Exame?
    A NetMovies acabou de lançar streaming legalizado de filmes grátis para seus usuários. Vale a pena conferir NetMovies LIVE http://www.netmovies.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *