Efeitos da tela azul do Google

errowindowsgoogleerro

No final de semana, o Google sofreu uma pane mundial. Foi como uma tela azul (famosa tela de erro do Windows) só que do sistema de busca. Durante 40 minutos, o Google dizia que todos os sites que apareciam em sua busca estavam infectados e você não conseguia acessá-los.

Aqui, no Brasil, o assunto foi noticiado e já morreu. Mas lá fora abriu-se um debate sobre uma suposta “monocultura” que o Google criou na web (tudo gira em torno do sistema de busca).

Larry Dignan, do ZDnet, por exemplo, aponta para o perigo (dependência) que a Google criou – as pessoas, em sua maioria, conhecem e utilizam apenas um mecanismo de busca. E diz que o Google ainda não é ponto de monocultura como o sistema Windows foi há algum tempo, mas logo será. E pergunta. E se o mesmo tivesse acontecido com o Ask.com, alguém teria percebido?

Om Malik, do blog GigaOM, um dos mais influentes na área de tecnologia, diz que esse tipo de reação (“a internet quase parou”) será cada vez normal à medida que o Google ficar maior e estender o seu “controle sobre a nossa vida digital”. Para exemplificar essa dependência do Google, comenta-se que sites tiveram uma queda de 50% no tráfego durante a pane.

Essas cutucadas no Google não são novidade. Faz tempo que a lua de mel da Google com parte da imprensa de tecnologia e blogs (pelo menos, os da lista A) acabou. Antes, por exemplo, era raro ver um post explorando as tentativas frustradas da empresa em tornar o YouTube rentável.

Tudo isso abre terreno e dá combustível para o próximo livro de Andrew Keen, autor do The Cult of the Amateur e crítico feroz da chamada Web 2.0. Provisoriamente batizado de The Google Paradox, o livro terá como alvo o sistema de busca.

E baterá na tecla de que quanto mais o Google mata a tradicional indústria editorial com o conteúdo gratuito (via seu sistema de busca), mais livros serão escritos sobre o papel do Google em nossa economia. O que para ele é uma contradição.

13 respostas a “Efeitos da tela azul do Google”

  1. Tiago, em minha coluna do ‘Comunique-se’ desta semana, ‘A falha do Google’, comento as vantagens e as desvantagens da idéia de ‘portal’, criada pela AOL em tempos mais ingênuos, e que foi recuperada pelo grande G neste final de década. Tendo tempo, dê uma checada.

    Bruno Rodrigues
    Especialista em Informação para a Mídia Digital ::

    Autor de ‘Webwriting – Redação & Informação para a Web’ ::

    Coordenador da Pós-Graduação ‘Gestão em Marketing Digital’ (DIG 1) das Faculdades Integradas Hélio Alonso (RJ) ::
    [ bruno-rodrigues.blog.uol.com.br ]
    [ http://www.twitter.com/brunorodrigues ]

    Curtir

  2. Engraçado a preocupação que as pessoas que têm um mínimo de influência e penetração em sua área de atuação estão tendo com a capilaridade multipla do Google. Gente, as coisas sempre estiveram aí pra todos descobrirem o filão. O googel apenas foi oúnico que descobriu, não da noite pro dia. No início de tudo os dois nem sabiam o que fazer e até foram em busca de alguém que os fizesse ver alguma coisa, e o que aconteceu? Todos a quem eles recorreram se negaram a ceitar sua parceria, inclusive o Yahoo. Agora estão querendo controlar o acesso á internet, no congresso americano, e o Google está encabeçando um movimento contra isso. E as pessoas continuam batendo na tecla de que “…o gogoel está oferecendo acesso gratuito…” etc etc etc. Vamos parar com isso, chega de monopólio do acesso. O mundo precisa urgentemente de pessoas que têm acesso, pois só quem tem acesso pode gerar um produto novo e mais útil que o anterior. O que tem acontecido, desde o início de todos os séculos, é que muitas das vezes a restrição estava impedindo que quem não tinha acesso descobrisse o que o que tinha acesso não descobriu. A humanidade está fadada ao fracasso, precisamos de inteligência para nos salvar de nossa própria estupidez. Então vamos dar acesso a todos de tudo, para que alguém, que está esperando inconcientemente que alguma oportunidade surja para poder oferecer á humanidade uma nova oportunidade.

    Curtir

  3. […] Tiago Dória Weblog » Efeitos da tela azul do Google Larry Dignan, do ZDnet, por exemplo, aponta para o perigo (dependência) que a Google criou (tags: http://www.tiagodoria.ig.com.br 2009 mes1 dia4 google apocalipse) […]

    Curtir

  4. @Bruno

    Olá Bruno, tudo bem? Vou ler.

    Valeu pelo toque

    abs,

    Curtir

  5. Caros amigos entendam;
    os mercenários da www, que só visam lucros e controle do sistema, estão doidos que o Google e outros sites gratuitos acabem……para empurarem por nossas gargantas, os mesmos serviços, só que nos cobrando os olhos da cara.
    O Google é um mar de liberdade, num sistema que só quer controlar e lucrar, porquê vocês acham que eles reclamam tanto que seus programas ou series estão disponíveis no YouTub (apesar de que os mais visto são os videos caseiros)…..è porque eles perdem o controle do quê nós estamos assistimos, do quê nós estamos fazendo ou pensando.
    O Google teve uma falha ou errou, e daí, a mais de 2000 mil anos o mais sábio dos homens, disse aquele que nunca errou que taque a primeira pedra.
    Vida eterna ao Google, e um grande abraço, e tudo de bom
    Ivanourso

    Curtir

  6. Avatar de gilberto jesus ferraz
    gilberto jesus ferraz

    Com certeza o Google está sofrendo com a crise mundial e efetivamente com pressões políticas quanto ao anonimato de seus usuários pelo mundo.

    Curtir

  7. É isso ai Primão…Deixem o Google continuar nessa tarefa de ajudar no acesso à Internet….Os Criticos que inventem algo melhor… Abraços.

    Curtir

  8. ae Ivanourso… concordo plenamente com vc…

    É TUDO OLHO GRANDE E INTERESSE EM ROUBAR CADA VEZ MAIS, O DINHEIRO DAKELES QUE, CADA VEZ MESNOS, TEM DINHEIRO…

    LONGA VIDA AO GOOGLE…..

    Curtir

  9. É… A INVEJA É A FALTA DE CAPACIDADE….

    Curtir

  10. Alguém já ouviu falar que ” A INVEJA É A ARMA DOS INCOMPETENTES?”Os exemplos estão em nosso dia-a-dia ,enquanto vimos calados sistemas operacionais que funcionam como Beta e depois de lançados oficialmente são atualizados constantemente por haver falhas em sua concepção. Quem pagará a nós usuários e cobaias destes sistemas falhos ? Internet é algo muito grande e inimaginável e há espaço para todos, basta ter competência e trabalhar com os melhores profissionais.

    Curtir

  11. Putz, sabe que eu acompanhei esses momentos da pane do Google e fiquei meio paranóica, achando que podia ser virus…
    Mas aí acabei encontrando uma solução bte óbvia: copiar a URL e colar no navegador.
    Mas sou do time dos que se incomodam com a Googlesupremacia. presença demais para uma única companhia é um risco para a Rede.
    abço

    Curtir

  12. Isso realmente foi um problema para mim.
    O Google bloqueou o meu site por 6 dias, e sem motivo aparente, foi uma luta conversar com eles.
    O bloqueio veio no sábado, onde houve o pane geral nas buscas, e permaneceu por mais 5 longos dias.
    Tive uma queda de 20% em minhas visitas, que até antes deste problema, estavam num ritmo de crescimento muito alto.
    Isso é um monopólio perigoso, o mesmo que a TV Globo já teve.

    Curtir

  13. […] mundial em menos de um mês. No dia 31 de janeiro, durante 40 minutos, o Google dizia que todos os sites que apareciam em sua busca estavam infectados e você não conseguia […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *