Um bom exemplo de como as novas mídias (já não tão novas) podem ser oportunidade para alguns, principalmente para os que estão fora do mainstream. Nos dois últimos meses, o canal de TV árabe Al Jazeera teve um aumento de 600% na audiência, que veio via canal no YouTube e o próprio site da emissora (que faz link aos vídeos que estão no YouTube).
A Al Jazeera foi uma das únicas TVs internacionais a ter repórteres dentro da Faixa de Gaza, o que também contribuiu para o aumento da audiência (mas de que nada adiantaria muito se não tivesse um canal eficiente de distribuição).
Devido ao canal árabe ser restrito à TV a cabo, na maioria das vezes, no Ocidente, em 2008, a emissora optou por colocar todos os seus vídeos no YouTube. Ou seja, resolveu apostar na distribuição via internet para alcançar uma audiência maior.
Além disso, a partir de janeiro deste ano, os seus vídeos passaram a estar sob licença da Creative Commons, o que permite a reprodução e o seu uso por terceiros sem tanta preocupação com processos por direitos autorais.
Deixe um comentário