Al Jazeera cresce 600%

Um bom exemplo de como as novas mídias (já não tão novas) podem ser oportunidade para alguns, principalmente para os que estão fora do mainstream. Nos dois últimos meses,  o canal de TV árabe Al Jazeera teve um aumento de 600% na audiência, que veio via canal no YouTube e o próprio site da emissora (que faz link aos vídeos que estão no YouTube).

A Al Jazeera foi uma das únicas TVs internacionais a ter repórteres dentro da Faixa de Gaza, o que também contribuiu para o aumento da audiência (mas de que nada adiantaria muito se não tivesse um canal eficiente de distribuição).

Devido ao canal árabe ser restrito à TV a cabo, na maioria das vezes, no Ocidente, em 2008, a emissora optou por colocar todos os seus vídeos no YouTube. Ou seja, resolveu apostar na distribuição via internet para alcançar uma audiência maior.

Além disso, a partir de janeiro deste ano, os seus vídeos passaram a estar sob licença da Creative Commons, o que permite a reprodução e o seu uso por terceiros sem tanta preocupação com processos por direitos autorais.

4 respostas para “Al Jazeera cresce 600%”.

  1. Cara parabéns pelo blog. Ótima abordagem. Valeu.

    Curtir

  2. Avatar de Wanderley Neves Neto
    Wanderley Neves Neto

    Um estratégia bastante inteligente da Al Jazeera.

    Quem sabe desse modo os provedores de TV a cabo dos EUA são pressionados a incluírem a emissora nos seus pacotes. Quem sabe o Obama tira o dedinho do governo desse quiprocó também. Isso é censura!

    Curtir

  3. realmente a nova mídia está dando um salta tão grande na comunicação e na democracia que os ditadores como EUA estão com medo.

    Curtir

  4. […] muita falta também a BBC WORLD, a DEUTSCHE WELLE, a RAI INTERNATIONAL, a TV5 e a AL  JAZEERA (a que mais cresce no mundo – essencial) entre […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *