Diversos vídeos ganharam destaque em 2008, mas como este blog é mais focado em mídia e tecnologia, fiz uma seleção de 5 vídeos dentro do tema que passaram por aqui neste ano.
Tutorial de transição para a TV Digital
17 de fevereiro é o prazo final oficial de transição para “TV Digital aberta” nos EUA, processo que anda lento e cheio de entraves burocráticos. Neste ano, a TV Digital aberta completou 1 ano no Brasil frustrando alguns brasileiros. O programa de Spike Feresten, no canal Fox, resolveu fazer uma crítica bem humorada ao processo de transição, pelo qual o Brasil também deverá passar em breve.
Online, On time, Full time – O Globo
O comercial acima faz parte da campanha publicitária do novo reposicionamento do jornal, que começou neste ano, e, teoricamente, vai ao encontro do que é feito pela rede de TV e rádio CBS e pelo NYTimes. Uma frase de Quincy Smith, da CBS Interactive, resume um pouco esse conceito – “ir onde os telespectadores estão, estar inserido num mundo onde as pessoas podem consumir informação, em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo”.
O primeiro “holograma” da TV
Como quase sempre, durante as eleições nos EUA, emissoras e portais nos EUA experimentaram novos formatos e tecnologias. A CNN brincou de Star Wars. Depois descobriu-se que o holograma da CNN não era bem um holograma.
Repórter mais jovem do YouTube
Em meio aos vídeos do discurso de vitória de Obama e das Obama Girls, quem se destacou neste ano nas eleições nos EUA foi Damon Weaver, a nova “microcelebridade do YouTube”. Tudo por conta de um videojornal que apresenta em sua escola. No mês de outubro, ele conseguiu uma entrevista com o vice de Obama, John Biden, façanha que o deixou mais conhecido na web.
Sátira da tela sensível ao toque de mão
CNN e Rede Globo colocaram no ar as suas “paredes mágicas”, telas sensíveis ao toque de mão, baseadas na tecnologia do cientista Jeff Han, que foram utilizadas para apresentar gráficos e vídeos ao vivo. O programa Saturday Night Live foi rápido e fez humor com o novo gadget.
E bônus: Rick Roll na Fox
“Rick Roll” foi uma das pegadinhas mais comuns na web neste ano. Links enganavam o usuário e o enviavam a um vídeo de “Never Gonna Give Up“, música do artista dos anos 80 Rick Astley (daí o nome Rick Roll). A brincadeira começou em uma comunidade online nos EUA e se espalhou rapidamente.
Até em um programa da emissora de TV Fox, uma apresentadora caiu na pegadinha ao vivo. Aliás, ela caiu em duas pegadinhas ao mesmo tempo – além do Rick Roll, uma sobre a construção por parte da Google de uma colônia em Marte.
Deixe um comentário