Band utiliza o Movino para entradas ao vivo com o celular

Repórter Celular da Band

Desde o começo do ano, a emissora de TV Band vem utilizando o celular para entradas ao vivo de alguns repórteres. No Primeiro Jornal, por exemplo, existe o projeto “Repórter Celular“, no qual um repórter sai às ruas sem uma pauta muito definida e faz entradas ao vivo com o celular, por meio de um link de 3G dedicado.

A idéia é ganhar agilidade, alguns jornalistas da emissora andam com o celular por aí e podem fazer flagras a qualquer momento.

Neste final de semana, em um evento voltado para mobile, acompanhei uma apresentação da emissora sobre o projeto e descobri que a Band utiliza o aplicativo de código aberto Movino para fazer as transmissões.

Após a apresentação, conversei com Eduardo Brandini, diretor de tecnologia e produção jornalística da Band, que contou que a emissora optou pelo Movino por causa do baixo delay se comparado com o Qik, utilizado pela BBC.

Eu testei o Movino há algum tempo e ele apresentou problemas no celular N95, travava de vez em quando, mas, como a Band utiliza o Nokia N93 para fazer as transmissões ao vivo, devem existir diferenças na performance do aplicativo.

De qualquer forma, fica uma dica para quem está experimentando ferramentas de transmissão ao vivo de vídeo pelo celular.

Abaixo, o “Repórter celular” ao vivo na Band.

3 respostas para “Band utiliza o Movino para entradas ao vivo com o celular”.

  1. Acho bacana essa idéia de mudar o foco de “telejornalismo” para “videojornalismo”. São tantas plataformas de comunicação atualmente que um jornalista pode sair a campo tendo em mente não apenas um veículo de comunicação específico.

    Curtir

  2. […] que vem utilizando a tecnologia para levar às pessoas notícias totalmente atualizadas. O Tiago mostrou que no Primeiro Jornal, da Band, existe o “quadro” Repórter Celular, no qual o […]

    Curtir

  3. […] feita pelo Radar Cultura, Central da Periferia sobre LAN Houses, Vereador Digital – Estadão, Repórter Celular da Band, Xemelê: WordPress como ferramenta de […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *