Melhores momentos da NewTeeVee Live

Pelo que deu para acompanhar via transmissão ao vivo de vídeo, blogs e twitter, o evento foi bem fraco neste ano. Talvez devido ao marasmo das recentes demissões nas empresas de internet.

Separei alguns pontos discutidos na conferência que consegui acompanhar.

Transmedia – Peça central na produção de seriados como Heroes, Lost e o filme Matrix, o conceito de transmedia foi visto como principal responsável atual pela “ponte” entre TV e web.

De forma simples, é a produção de conteúdo para diversos suportes – games, celular, TV, revista – de forma coordenada e sem cair na redundância.

Mais ou menos, como aquele jogo do filme Senhor dos Anéis em que você joga contra o mocinho do filme. No filme, você torce pelo mocinho. No game, a favor do bandido. Dessa forma, o jogo complementa e adiciona uma outra perspectiva à narrativa do filme.

Não cai na redundância, ao contrário do que normalmente acontece quando empresas de mídia querem criar conteúdo para web, celular, TV etc. Repetem o mesmo conteúdo em diversos dipositivos sem acrescentar nada à narrativa central, que pode ser um filme, seriado ou programa de TV.

A convergência de Obama – Um ponto que também foi levantado aqui, no blog. A internet por si só não foi a responsável pela vitória do democrata, mas uma ação integrada entre diversas mídias (convergência).

Em nenhum momento, a campanha de Obama minimizou o poder das outras mídias. Historicamente, foi o candidato que mais gastou dinheiro com televisão e dias antes da votação comprou um espaço comercial de 30 minutos nas maiores redes de TV dos EUA.

Controle remoto do futuro – Reed Hastings, diretor geral do Netflix, disse que o Wiimote é um prenúncio de como será o controle remoto no futuro, você poderá clicar e arrastar objetos na tela da TV. Será?

Banco de vídeos gratuito – Um dos pontos comentados é que existem muitos sites de vídeos, mas poucos bons serviços em torno de vídeos.

Uma das sugestões levantadas é a de que deveria existir um banco de vídeos online. Semelhante ao Getty Images, mas ao invés de imagens, vídeos, onde as pessoas pudessem pegar de graça trechos de vídeos de qualidade para utilizar em suas produções.

Hulu, o bom exemplo- Parceria entre NBC e Fox, o site de vídeos, que disponibiliza, de graça, em HD e com exibição de publicidade, programas de TV e filmes completos, é visto como um case de sucesso, que encontrou o meio termo entre agradar os interesses de anunciantes, usuários e estúdios.

É o 6º site de vídeos mais visitado do mundo e caminha para ser um dos que mais tem receita com publicidade.

Na palestra de Jason Kilar, diretor geral do Hulu, nada foi comentado sobre o site de vídeos ganhar uma “versão global” e deixar de ser restrito apenas aos usuários residentes nos EUA.

A foto que abre o post é do Ramage

Post relacionado:
O melhor do NewTeeVee Live

Uma resposta para “Melhores momentos da NewTeeVee Live”.

  1. […] Veja também: Melhores momentos da NewTeeVee Live […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *