O dia em que parte da internet tentou matar Steve Jobs

Na sexta-feira, o boato de que Steve Jobs havia sofrido um grave ataque cardíaco circulou pela rede – twitters e grandes blogs contribuíram para a circulação da informação, que logo foi desmentida pela Apple.

Criou-se um debate sobre a credibilidade do “jornalismo colaborativo”, pois a falsa informação que deu início a avalanche de boatos foi postada por um usuário do iReport, da CNN, projeto de jornalismo colaborativo que é visto como um case de sucesso.

Vale lembrar que o iReport é um site a parte da CNN. Nem todas as informações que são postadas lá vão ao ar na CNN, a TV.

A SEC, a comissão de valores mobiliários norte-americana, já está investigando o imbróglio todo. Devido à falsa informação, que ficou apenas 20 minutos no ar no site de “jornalismo colaborativo” da CNN, as ações da Apple caíram 5,4% na manhã de sexta-feira.

Mais perguntas do que respostas

Qual foi o interesse de quem postou essa informação e como uma informação postada no iReport, um site que, na maioria das vezes, não é usado como fonte primária de informação, ganhou tanta repercussão na rede?

O caso pegou mal para a CNN? Sim. Não somente para a emissora, mas para toda a comunidade de usuários do iReport, apesar do site deixar claro que as informações publicadas lá não têm filtros e não são editadas.

A informação foi postada por um usuário recente, novo na comunidade. Cadastrou-se no site e imediatamente postou a falsa informação sobre o Steve Jobs. Foi a sua primeira e única publicação.

Foi banido do iReport.

E agora?

De emergencial, a CNN deveria adotar postura parecida à da Wikipedia – usuários novos não-registrados não podem criar novos verbetes. No caso do projeto da emissora, informações postadas por novos usuários não poderiam ir imediatamente ao ar no site do iReport.

Deveriam ficar numa quarentena e depois de aprovadas pela comunidade poderiam ir ao ar. São informações que, a priori, deveriam ter zero de credibilidade quando chegassem ao site.

Ou ainda aplicar uma moderação mais atenta para certos assuntos considerados críticos, como empresas e eleições, ímãs para boatos. A Wikipedia já adota essas posturas há algum tempo e em nenhum momento o projeto perdeu o seu brilho.

Trabalhar com sistemas abertos exige isso. O iReport chegou a um nível de maturidade tal que é possível deixar a moderação nas mãos da comunidade. Agora, alguns cuidados a mais terão que ser seguidos.

O que faz parte do processo. Sites de “jornalismo colaborativo” não são projetos fechados com começo, meio e fim. São sistemas abertos e em constante desenvolvimento, com dinâmica work in progress. E adotar essas novas posturas fará parte do processo naturalmente.

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7 respostas para “O dia em que parte da internet tentou matar Steve Jobs”.

  1. Coitado do Steve Jobs. Querem matá-lo a todo custo.

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  2. Imagina quando esse cara morrer.
    a apple vai fecchar!

    http://www.topronto.net

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  3. Prezado Tiago,
    Tomei a liberdade de transcrever seu post sobre Steve Jobs integralmente (com exceção da foto). Preocupei-me – por ser parte da política editorial do meu blog – em sinalizar, de forma flagrante, a origem do texto.
    Peço-lhe, se possível, que verifique se está tudo OK. Em caso contrário é só avisar que faço as correções ou retiro o post.
    Sou um freqüentador diário do seu blog (inclusive o coloquei na minha “Vitrine de Blogs” na “side bar” da Oficina de Gerência).
    Sucesso
    .

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  4. Olá Herbet!

    Você citou a fonte e linkou para o blog, está ok.

    Obrigado,
    Abs
    Tiago

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  5. Avatar de Leandro Cianconi
    Leandro Cianconi

    Olá Tiago,

    Acho que entendo a motivação que o levou a abordar o ocorrido desta maneira, mas neste exemplo discordo do ponto de origem do problema.

    A falsa morte do Steve Jobs possivelmente não afetou mais ninguém, apenas as frenéticas bolsas. O despreparo dos agentes do setor financeiro é tão óbvio que a Bovespa se vê obrigada a paralisar em pleno expediente repetidamente (http://www.gazetamercantil.com.br/GZM_News.aspx?Parms=2106636,1,20).

    O sistema financeiro americano inventa dinheiro, faz negócio com ativo inexistente, manipula opiniões de bancos e governos de todo o mundo, mas a culpa da falta de crédito no fundo seria também de boatos oriundos de comunidades jornalísticas não moderadas?

    Para um processo eficiente de comunicação não basta fidelidade na informação, tampouco esta é garantida por emblemas de qualquer mídia tradicional (http://www.rawstory.com/news/2006/CNN_comments_on_Obama_gaffe_in_0101.html).

    Também é necessário coerência no receptor.
    Qualquer um pode inventar um fato. E apenas a comunidade pode torná-lo verdadeiro.

    Sistemas abertos são falhos, não há dúvida, assim como os fechados. Então, esta não é a questão.

    Abraços,

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  6. […] daquele episódio em que publicaram no iReport, site de conteúdo colaborativo da CNN, uma falsa informação de que o Steve Jobs havia sofrido um […]

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  7. […] baixo. Em 2008, quando foi usado para propagar a falsa informação da morte de Steve Jobs, o que, na época, colocou a credibilidade do site em […]

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