
Saiu no O’Reilly Media uma longa entrevista com Gordon Mohr, diretor de tecnologia do Internet Archive, projeto que se propõe a criar um arquivo online da internet, com vídeos, fotos, textos e páginas web antigas salvas.
Por exemplo, confira aqui como era esse blog em 2006.
O projeto, que começou há 11 anos, tem 100 milhões de urls arquivadas. E, atualmente, o arquivo completo ocupa 1 pentabyte [1 milhão de gigabytes].
E o mais interessante – existe uma cópia de segurança do arquivo na Biblioteca de Alexandria, que já foi considerada uma das mais importantes e maiores do mundo.
Mohr deixa a entender que ainda existe muito conhecimento na rede que está dentro de “jardins fechados” e protegido por direitos autorais, conteúdo fechado que não foi indexado pelos mecanismos de busca e pelo Internet Archive. Nós estamos vendo apenas o começo.
Vai um pouco ao encontro do que o Robert Scoble escreveu há uns dois meses em sua coluna na FastCompany. A web é uma rede mais na teoria, ainda existe muito conteúdo fechado e os sites são como “ilhas de informações”, poucos conversam entre si.
A entrevista completa com Mohr segue aqui.
A foto é de Chan
Deixe um comentário