
O que você escreve em um perfil é oficial?
Chama a atenção essa pesquisa que saiu no Guardian. Em um estudo da Press Complaints Commission, 80% dos usuários de redes sociais disseram que tomariam mais cuidado com o conteúdo que postam online, ao saber que ele poderia ser utilizado pela mídia.
E ainda. 89% acreditam que deveriam existir procedimentos claros sobre como a imprensa pode utilizar o conteúdo de redes sociais.
A preocupação não é à toa. É cada vez mais comum o uso do conteúdo deste tipo de site pela imprensa. Desde fotos até, na preguiça ou pressa para fechar uma matéria, acabar transformando scraps do Orkut, por exemplo, em declarações [aspas] de uma pessoa.
Um dos exemplos citados é o das fotos dos perfis em redes sociais de diversas pessoas que morreram no massacre de Virginia Tech, que foram utilizadas pela mídia, sem autorização das famílias.
Nesta questão, fico do lado da BBC, que, diga-se de passagem conta com um guia interno sobre o uso de redes sociais. Acredito que o procedimento deve ser o mesmo de sempre. Pedir autorização para utilizar uma imagem que, por exemplo, está em um álbum do Orkut.
Mas, por outro lado, usuários também precisam aprender a usar algumas funcionalidades e a entender melhor a dinâmica de sites de compartilhamento de conteúdo.
Já soube, por exemplo, de gente que subiu fotos no Flickr sob licença da Creative Commons, permitindo o uso livremente, e depois saiu reclamando que suas imagens estavam sendo utilizadas em blogs.
Acho que é necessário um processo de aprendizado dos dois lados – jornalistas e usuários de redes sociais.
a foto é de robleto
Post relacionado:
Guerra contra crimes sexuais na internet
Deixe um comentário