
“A indústria de livros já começa a encontrar novos talentos na internet”
Enquanto o pessoal ainda joga confetes no Radiohead, que, diga-se de passagem, já abandonou o seu método de vender disco a qualquer preço na rede e voltou ao velho modelo das gravadoras, o escritor Paulo Coelho corre por fora e, a meu ver, vem se tornando um dos mais atuantes evangelizadores do p2p e da livre troca de informações na rede.
Sem fazer tanto alarde quanto a banda inglesa, desde o ano passado, o escritor mantém o blog Pirate Coelho, no qual disponibiliza links para downloads gratuitos de seus livros.
Meio óbvio, mas, na época do lançamento do blog, feito por conta própria, disse para a imprensa que era a melhor forma de tornar os seus textos conhecidos para milhares de pessoas em todo o mundo.
Nesta semana, o TorrentFreak, uma espécie de bíblia para usuários de redes de livre troca de informações, entrevistou o escritor, que, quase um ano depois, comenta alguns dos efeitos mais práticos de sua ação.
A editora Harper Collins passou a oferecer um livro seu por mês para download gratuito, as vendas de todos os seus livros aumentaram e O Alquimista já está em 6º lugar entre os mais vendidos de todos os tempos, segundo o NYTimes.
“Desde o início dos tempos, os seres humanos têm a necessidade de compartilhar – da comida à arte. Compartilhar faz parte da condição humana. Uma pessoa que não compartilha não é somente egoísta, mas amarga e solitária”, disse.
Paulo Coelho tem dois blogs – em inglês e português, perfil no Flickr e uma conta no Twitter.
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