Quem não compartilha conteúdo na rede é egoísta, amargo e solitário

paulocoelho02.jpg
“A indústria de livros já começa a encontrar novos talentos na internet”

Enquanto o pessoal ainda joga confetes no Radiohead, que, diga-se de passagem, já abandonou o seu método de vender disco a qualquer preço na rede e voltou ao velho modelo das gravadoras, o escritor Paulo Coelho corre por fora e, a meu ver, vem se tornando um dos mais atuantes evangelizadores do p2p e da livre troca de informações na rede.

Sem fazer tanto alarde quanto a banda inglesa, desde o ano passado, o escritor mantém o blog Pirate Coelho, no qual disponibiliza links para downloads gratuitos de seus livros.

Meio óbvio, mas, na época do lançamento do blog, feito por conta própria, disse para a imprensa que era a melhor forma de tornar os seus textos conhecidos para milhares de pessoas em todo o mundo.

Nesta semana, o TorrentFreak, uma espécie de bíblia para usuários de redes de livre troca de informações, entrevistou o escritor, que, quase um ano depois, comenta alguns dos efeitos mais práticos de sua ação.

A editora Harper Collins passou a oferecer um livro seu por mês para download gratuito, as vendas de todos os seus livros aumentaram e O Alquimista já está em 6º lugar entre os mais vendidos de todos os tempos, segundo o NYTimes.

“Desde o início dos tempos, os seres humanos têm a necessidade de compartilhar – da comida à arte. Compartilhar faz parte da condição humana. Uma pessoa que não compartilha não é somente egoísta, mas amarga e solitária”, disse.

Paulo Coelho tem dois blogs – em inglês e português, perfil no Flickr e uma conta no Twitter.

Post relacionado:
Site quer mudar a forma como nos relacionamos com os livros

18 respostas para “Quem não compartilha conteúdo na rede é egoísta, amargo e solitário”.

  1. Olá Tiago.. tudo bom?!

    Paulo Coelho tem um blog no G1 tb, muito bom!!

    Mto bom seu blog.. sempre visito aqui!!

    Abraços.. =)

    Curtir

  2. Bem lembrado. Tinha me esquecido.
    Acrescentei ao post.

    Obrigado, Thais!

    abs

    Curtir

  3. Paulo Coelho é o cara! 🙂

    Curtir

  4. Tenho orgulho de ser ele, em minha opinião, um dos
    melhores escritores deste meu país.
    Sou fã e o comprimento com um grande abraço, mesmo
    distante, mas sempre perto, por sua maravilhosa energia.

    Curtir

  5. Como um grande fã do Paulo Coelho, é com um grande
    prazer que o comprimento nesta sua Lenda Pessoal!

    Curtir

  6. Não sei por que, sempre detestei Paulo Coelho porém ao ler um livro dele, passei a ser fã e recomendo.

    Curtir

  7. tento entender como alguém pode acreditar que paulo coelho é um dos maiores escritores do brasil!!!vocês se esquecem do machado de assis, manoel bandeira,drummond entre tantos que são bons!como assim!!!!!!!paulo coelho é uma literatura pobre de auto ajuda!!!!!!!me desculpem os que gostam dele, mas esta é minha opinião!não posso aceitar isso!obrigada!

    Curtir

  8. Avatar de Beatriz coutinho
    Beatriz coutinho

    Conheço pessoalmente o paulo, um homem carismático e de ótimo coração, ajudou muito um tio que faleceu ano passado, nunca vou esquecer.
    beijos em seu coração

    Curtir

  9. Paulo Coelho, admiro e sou fã de seu trabalho,os livros dele são bons, e me ajudam.
    Parabéns pra ele!

    Curtir

  10. Avatar de FATIMA FONTENELE
    FATIMA FONTENELE

    SEMPRE ADMIREI MUITO O PAULO. TEMOS ALGO EM COMUM; A BUSCA ESPIRITUAL. SUAS INDAGAÇÕES NESTE CAMPO SÃO AS MINHAS TAMBÉM.LEIO SUAS OBRAS, QUASE TODAS.

    Curtir

  11. Avatar de FATIMA FONTENELE
    FATIMA FONTENELE

    aline acho voce uma intelectualoide, metida. A obra do paulo coelho é sim uma literatura de auto-ajuda e esse fato em nada desmerece o seu valor literario.voce deve fazer parte daquele grupinho que baseia sua impressão naquilo que dizem os críticos (abobolhados,) .

    Curtir

  12. Literatura é muito pessoal. E, sinceramente, dizer que gosta de um autor pelo fato dele estar na lista dos mais vendidos, ou por ele pertencer (muitas vezes merecidamente) ao clássicos não é legal.

    Já li Paulo Coelho, por curiosidade, e não gostei. Todavia, o respeito como o autor best-seller e acho que as estantes da livraria tem espaço tanto para o bruxo, quanto para Machado de Assis.

    Curtir

  13. Ah e eu concordo com ele sobre a questão da web. Ele pode, inclusive, ser um grande porta-voz da livre distribuição de conteúdo.

    Curtir

  14. […] ultrapassará web convencional, diz Google Setor de games chegará ao pico em 2009, diz produtora Quem não compartilha conteúdo na rede é egoísta, amargo e solitário Você é um hiperconectado ou um […]

    Curtir

  15. […] dos celulares – Sedentário & Hiperativo Video tutoriais sobre Google Analytics – underGoogle Quem não compartilha conteúdo na rede é egoísta, amargo e solitário – Tiago Dória Weblog Biometria: Reconhecimento Facial OpenSource! – Under-Linux Receita para criar […]

    Curtir

  16. […] O verdadeiro leite de pato.- Anos 80 Lado B: o som que não se ouvia por aqui, via Melhor Amiga.- Quem não compartilha conteúdo na rede é egoísta, amargo e solitário, via Tiago Dória Weblog.- Street Art: Muto, via Daniel Mitsuo. [não deixe de assistir!]- Firefox […]

    Curtir

  17. […] Post relacionado: Quem não compartilha conteúdo na rede é egoísta, amargo e solitário […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *