
Para alegria de blogueiros, fotologgers e afins, de dois anos para cá, parte da chamada grande mídia e algumas empresas passaram a ver a web como uma vitrine de talentos.
Quem acompanha este blog sabe da ida constante de profissionais que fizeram nome nas novas mídias para as mídias tradicionais.
Neste sentido, a fotologger e blogueira Marimoon, 25, é um bom exemplo de uma pessoa que está fazendo essa ponte entre velha e novas mídias.
Nesta segunda-feira, dia 28, às 19h30, ela estréia como VJ do programa Scrap MTV, que seguirá com a dinâmica de um blog, com dicas, entrevistas e a participação dos telespectadores pela web e telefone.
A fotologger é também uma típica representante da “geração faça você mesmo”, que se potencializou com a internet. Em 2003, montou o seu próprio fotolog. No boca a boca da internet foi ficando conhecida.
E, pouco tempo depois, conseguiu conquistar e falar diretamente para o seu próprio público. Montou uma grife de roupas própria. E hoje, é tanto o interesse pela Marimoon que a sua loja online vende até a tinta para cabelo que ela utiliza.
Na entrevista que segue abaixo, a Mariana, digo, Marimoon fala sobre a sua ida da web para a TV, como montou a sua própria grife de roupas, problemas com copyright, entre outros assuntos. Confira!

1 – No ano passado, nos EUA, Amanda Congdon, que era apresentadora de um videocast na web, foi contratada pela ABCNews para apresentar um programa na TV. Enfim, ela seguiu o caminho da web para a TV.
Agora, no Brasil, temos você que está indo para a MTV. Você acredita que isso seja uma tendência que veio se consolidar? Pessoas que fizeram nome nas chamadas novas mídias serem contratadas pelas tradicionais?
Antigamente era muito mais difícil encontrar as pessoas, seja para o trabalho que fosse. Como a internet é uma mídia totalmente democrática, na qual todo mundo pode ter seu espaço e divulgar melhor seu trabalho, as grandes mídias têm mais facilidade de encontrar pessoas e trazê-las para os seus canais.

2 – O seu programa na MTV seguirá bem a dinâmica de um blog. Você participou da concepção do projeto? Quais são as suas expectativas?
Eu acompanhei e acompanho. Estou sempre sugerindo coisas para o programa. A equipe tem uma noção muito boa do que faz, são super profissionais e ao mesmo tempo super divertidos de se trabalhar. Já estamos há um tempo gravando pilotos e esse ano já fizemos filmagens externas, estou adorando tudo. É um ambiente e um trabalho muito delicioso.
3 – E você estará na CampusParty, no começo de fevereiro, em São Paulo. Como será a sua participação neste evento?
Boa pergunta! Eu ia fazer um chat lá, mas não sei se ainda está de pé.

4 – Como surgiu esse seu lado empreendedor, mais especificamente a idéia da sua grife de roupas? Foi devido a pedidos de fãs que perguntavam quais roupas você usava nas fotos?
Exatamente. Eu postava fotos no fotolog usando peças que eu mesma havia criado para uso pessoal e as pessoas perguntavam onde eu tinha comprado. Comecei participando de feiras de anime, onde eu vendia coisas manufaturadas que eu mesma fazia e a coisa acabou rolando legal.
Eu me diverti muito vendo as pessoas usando as peças que eu fazia e acabei indo atrás de outros produtos que elas me pediam, como tinta de cabelo, coturnos, outras coisas que não tinha como eu mesma produzir.
Aí acabei montando uma loja virtual, onde vendo minhas criações entre outras coisas bacanas. Fui descobrindo como as coisas funcionam na raça e ainda tenho muito o que aprender.

5 – Pelo que percebi você tem uma presença forte na rede, quase onipresente – perfil no Fotolog, Flickr, YouTube, Orkut, MySpace e no Suicide Girls. Você acredita que, atualmente, seja importante para a vida social de uma pessoa estar presente em diversas redes sociais?
No fundo, eu não atualizo nem uso direito nenhuma dessas contas. Os mais atualizados são o Fotolog e o Flickr, pois eu curto muito o feedback das minhas fotos. Mas se estamos falando de uma “vida social virtual”, o ideal é ter menos contas e em lugares mais específicos, que tenham mais a ver com você.
Se você curte fotografia, melhor ir atrás do Flickr. Com certeza, você encontrará outros fotógrafos para trocar idéias. O que facilita na hora de socializar são os grupos/comunidades, pois você já encontra direto pessoas que se interessam por um mesmo tema.

6 – Em tempos de Web 2.0, como você vê essa questão do copyright? Você já teve algum problema – suas fotos serem usadas sem autorização ou o devido crédito?
A internet é uma imensidão, um chinês pode ver uma ilustração de um cara e vendê-la para uma grande marca, por exemplo. Acontecia muito antes da internet, depois então a coisa virou um problemão.
Infelizmente é difícil garantir o copyright de tudo, tem que registrar cada trabalho. E, no fim das contas, para você impedir o uso de uma imagem sua que está num profile fake é muito difícil, pois depende do website ter um responsável que retire aquela conta do ar.
Se você procurar por marimoon no orkut, vai encontrar umas 400 contas e muitas delas são de pessoas dizendo ser eu, pessoas que tiram o “www.marimoon.com.br” que eu deixo no canto das fotos e colocam um novo endereço ou um nome por cima.
Não tem como controlar, por isso eu somente peço aos fakes que dêem créditos pelo uso das minhas imagens, com um link para o meu site ou fotolog e que todos tomem cuidado quando acharem que estão falando comigo pelo orkut ou MSN, pois pode muito bem ser alguém mal intencionado.
7 – Quais são atualmente seus sites preferidos?
IMDB [cinema], Last.fm [música], Flickr [fotos] e MTV [novidades].

8 – Para encerrar, gostaria que você desse alguma dica para pessoas que querem publicar suas fotos na rede, num fotolog. E indicasse trabalhos de outros fotologgers que sejam interessantes de acompanhar.
Um fotolog pode ser recheado de fotonovelas, fotos temáticas [ex: pessoas estranhas no busão], desenhos que você faz na aula, fotos do seu dia a dia e muito mais. Use a criatividade! Lembrando que na internet qualquer pessoa pode ver suas fotos, desde o porteiro até a tia da cantina. Cuidado sempre com o que vai publicar e divirta-se!
Indicação de fotologgers, por Marimoon:
Artista:
spetolandia
Quadrinhos:
cyanideihappines
Bom fotógrafo:
toca_do_ogro
Fotolog divertido:
cosplay
As fotos são do Flickr da Marimoon
95 respostas para “Entrevista com Marimoon, da internet para a TV”.
Faltou dar crédito aos fotógrafos, que são muito bons. O site dela está desatualizado. O texto é cheio de superlativos. O que esperar dela na MTV? O mesmo dos outros…bobagens. A intenção da MTV é só criar um burburinho. Conteúdo mesmo, nada. Na internet você pode falar o que quiser porque provavelmente ninguém vai te processar. A maioria dos blogueros não tem capital pra pagar indenização. Já na grande mídia, suas idéias tem de ser filtradas para não acarretar problemas.
CurtirCurtir
Menina bonita…
Nunca tinha visto a Marimoon na vida. Há um ano mais ou menos, algum amigo meu falou dela, mas fora isso, não conhecia. Pensei que ela era alguma menininha emo burrinha, pq sempre que falavam dela, a associavam ao Sr. Orgastic.
Que bom que não é! Ela parece bem inteligente, até! rs
CurtirCurtir
Uau… a Marimoon e´bem articulada
Gostei da entrevista
CurtirCurtir
A Marimoon é um fenômeno teen da internet, e eu também não conhecia. Mesmo cheia de superlativos, ela foi contratada para atingir o público que consome o que ela representa; Não se deve tratar esse público com preconceito, muito menos como bobo, se houver rejeição, a “MTVê” irá voltar atrás. Achei dois pontos interessantes na entrevista, além da contratação da velha mídia, que se tornará mais comum com o tempo.
O primeiro é que não adianta ter myspace, flickr, orkut e outras redes, se vc não usa tudo com frequência, concordo com ela, pois é perda de tempo e dispersão; Prefiro encontrar um serviço que em parte me satisfaça e somente usá-lo.
E outro é sobre o tipo de imagem que é publicada, pois todos podem ver o que você postou na rede e muita gente não tem esse critério.
Boa sorte pra mina. 🙂
CurtirCurtir
Pois é, Nadja. Concordo com você. Sou contra essa visão de que existe conteúdo bom ou ruim. O que existe é o conteúdo certo para o público certo. E, neste sentido, acredito que a MTV fez uma boa escolha ao contratar a Marimoon 🙂
Abs,
CurtirCurtir
Adorei a entrevista…
Legal ver a Marimoon dando opinião sobre assuntos importantes da web (copyright, privacidade…)
CurtirCurtir
MUITO BOM GOSTEI DO QUE ACABO DE VER. UMA ÓTIMA INFORMAÇÃO NA NET. UM GRANDE ABRAÇO.
CurtirCurtir
Conteúdo? Nhé… What’s inside Mary-moon? She’s got nothing! Nothing but Shimmering energy, the energy within us all, the magick within us all, it is the essence of our souls. Magick is the power of our imagination; what it makes a shimmering creation. That’s all.
CurtirCurtir
A MARIMOON além de apresentar uma performance absolutamente pertinente ao público alvo a que se dirige, emerge com uma “descontinuidade” futurista como estilo de comunicação .
É a descontinuidade prevista por Domenico De Masi em seu livro “O Ócio Criativo”.
Aposto no sucesso deste novo estilo.
CurtirCurtir
Que porcaria…!! Por isso que MTV é esse lixo…!!
CurtirCurtir
meoooo vc é showww.
beijo’ss
x)
CurtirCurtir
TE ACOMPANHO FAZ TEMPO, O CONJ. DE VC FEZ DIFERENÇA…, VC É TD DE BOM SÓ TENHU A TE DESEJAR TODA SORTE DO MUNDO…. ATRAVES DESTA PORTA ABRIRÃO MAIORES AINDA PODIS CRER ….. TE ADORO SEU BLOG E FÃ FLAVIO DE BARRETOS SP
CurtirCurtir
espero um grande sucesso na vida dela, pois pela internet isso já é FATO. Pessoas não só do estado dela, mais sim de muitos ja deram uma passadinha para ver as fotos dela, não podemos negar.
Deve ser engraçado, e bom ao mesmo tempo, ter pessoas que você nunca ouviu falar, te parabenizando e dejando sucesso… por isso, acredite nisso, que você vai muito longe.
beijo 🙂
CurtirCurtir
Eu estou achando super legal a idéia da Marimoon apresentar um programa na MTV.
Vai ser tudo de bom.
Alias a MTV tem que colocar alguém no lugar da Daniele Cicareli,
e um programa no lugar do beija sapo.
Tudo bem que eu acho que não vai ser a mesma coisa,(eu amo/amava o beija sapo) mais tenho esperança que esse programa seja bom.
CurtirCurtir
yo, Tilty, WTF is “magick”? perhaps a little spell check before sending stuff out, especially if you are trying so hard to be “cool”, what a loser…
CurtirCurtir
Marimoom é linda!
desejo tudo de bom pra ela! ^^
CurtirCurtir
Óia! Óia! Óia! A MTV contratou uma blogueira pra ser VJ! Isso é uma revolução! Óia…
Falando sério, isso é a mídia querendo fazer o medíocre virar fenômeno. Qualquer semelhança com o pessoal do Big Brother NÂO é mera coincidência.
CurtirCurtir
Marimoon é a coisa mais sexy q eu ja vi nos ultimos tempos
CurtirCurtir
Essa garota é linda só as cores do cabelo que nao combino muito, na minha opinião deveria deixar natural.
CurtirCurtir
Marimoon é uma das representantes dessa geração vazia e egocêntrica, que, a despeito da idade(25 anos!), comporta-se como adolescentes à custa dos pais, tem pouco ou nenhum conhecimento acerca de coisas relevantes, mas que sabe cuspir coisas incoerentes quando lhe é perguntado. Com uma ajudinha do Google, claro. Tenho pena de que ela sirva de espelho para as pessoas, desse consumismo desenfreado. E principalmente dessa ode ao “parecer”, mas nada possuir internamente. Mas é essa nossa sociedade, não é? Sociedade do espetáculo. Não importa ser vazio, mas sim ter um cabelinho diferente. Ter pose de criança, apesar de adulto. Ficar completamente nua num site, gartuitamente. Tsc tsc.
CurtirCurtir
A Moon vai com tudo. Vai arrebentar e vai conquistar o Brasil. Esperem e verão!!!
Engraçado que já tem gente criticando, antes mesmo da garota começar. Bando de invejosos de plantão mesmo!
–>Hey you, writing in English, you’re the looser, mate.
CurtirCurtir
Não conhecia, conheci e gostei, principalmente da convergência de comunicadores (web/tv).
Manda ver!
CurtirCurtir
Uma garota focada e com objetivo traçado em atitudes inteligentes… Além de contar com a sorte por seu trabalho e persistência de fazer algo dar certo.
Com certeza é um ótimo resultado e fico feliz com aventureiro de blog ver alguém seguindo pelo seu tempo dedicado para passar idéias e pensamentos de forma em que pessoas possam aproveitar para benefício próprio.
Parabéns!
CurtirCurtir
Inteligente, bonita, bem articulada, antenada na tecnologia e visão empreendedora, todos os ingredientes para o sucesso, essa menina ainda vai dar o que falar. http://www.cineexpress.com.br
CurtirCurtir
[…] Podcasts & Afins: Júlio Câmara na Mídia, alguns memes e + – Júlio Câmara Entrevista com Marimoon, da internet para a TV – Tiago Dória […]
CurtirCurtir
Cara, essa mina tem que melhorar muito, mas melhorar muuuuito pra ficar rúim!
CurtirCurtir
Com sua permissão Sergio: Ctrl+C Ctrl+V:
Cara, essa mina tem que melhorar muito, mas melhorar muuuuito pra ficar ruim!
CurtirCurtir
Cara eu amo³ ela antes di ela ir pro scrap mtv !
sabe eu sei tudo da vidah dela !
admiro essa moça d+ !
amo vc Cherry !
Amo Ki amo !
Beijones =*
By : Leekaa_xD
CurtirCurtir
da pra alguem me dizer fikei sabendo de umas noticias que marimoon seria bissexual e verdade ou mentira isto ?
CurtirCurtir
qual o msn da mari moon?
CurtirCurtir
eu amuuuuuuuuuuu essa mulher faria qualquer coisa por ela!!!
marimoon quer casar comigo?
CurtirCurtir
Marimoon mais uma narcisista da geração internet, se comportanto como uma pré-adolescente apesar da idade… Que tristeza essa geração.
CurtirCurtir
agora ela podia posar nua tbm!
CurtirCurtir
[sem abnt] Sempre achei a Mari muito Simpatica e etc. Mas como apresentadora ela e muito forcada, a direcao da mtv pior ainda a deixa como um robozinho. Para ela o melhor seria um reality show como as quebradeiras. Assisto o programa dela na mtv de vez em quando as materias do programa sao otimos, mas os comentarios deixam e muito a desejar. Ela tem que aprender a falar pouco estudar mais sobre as bandas que ela cita no programa dela.
Desesjo sucesso para a mina e evolucao, pois do jeito q ta nao da
CurtirCurtir
a gata tem potencial!
ela começo agora entam
ta se saindo muito bem no programa scrap mtv
simplismente linda…pretendo conhece-la um dia!
CurtirCurtir
não sei porquê mas ela me faz lembrar da shantall.
CurtirCurtir
Não conhecia a Marimoon.
Achei interessante a capacidade empreendedora dela.
É realmente muito bom ver alguém ascendendo para a grande mídia dessa forma.
Realmente acho uma tendência crescente.
Eliane, quanto à “usar a imagem”, isso não é nenhum fenômeno novo. A geração atual faz uso disso tanto quanto as anteriores. Afinal, usar cabelo curto e camisa pra mostrar que é sério também é usar da imagem. Assim como uma aliança de casamento, um terno, um vestido longo, uma blusa “daquela marca”, etc, etc, etc.
CurtirCurtir
Invejo as pessoas bonitas e de sucesso. Queria que ela falasse comigo algum dia.
CurtirCurtir
há uns 5 ou 10 anos quem mexia com computador era visto de uma forma extremamente estereotipada, porém agora com a inclusão digital ter um blog, fotolog, videolog, nãoseioquelálog é ser cool, tá na moda
mas se isso daí é considerado bom eu realmente preciso rever meus conceitos…
pra início de conversa, quem é bom mesmo dificilmente tem espaço no mainstream ou, quando tem, são recebidos com uma série de restrições ou “filtragens”…
sem querer tirar o mérito dela por ter chegado onde chegou, mas ser bom é muito diferente de estar na moda…
CurtirCurtir
Com a audiencia da emissora /canal MTV caindo a cada ano devido a internet, nada mais obvio do que trazer lideres virtuais na criacao de tendencias para as telinhas de TV, buscando indiretamente sustentar a audiencia atraves da curiosidade de seus internautas admiradores. Garota esperta, se fez sozinha, soube se destacar e vender seu peixe perante uma grande massa homogenea e emergente de emos virtuais com suas fantasias pasteurizadas, gestos, cameras digitais e blogs.
CurtirCurtir
Sem duvidas que Marimoon e’ atraente, misteriosa e cheia de mensagens subliminares em seus gestos e aparencia, combinando com as vinhetas multicoloridas e amorfas da MTV. Seus desenhos, cores, caricaturas e formas sao convidativos para o publico hiperativo adolescente nos primeiros minutos, tornando-se ao longo to tempo uma programacao vazia e sem conteudo, sugando gradativamente a energia do telespectador, induzindo-o a compensar esta frustacao em atitudes de autosatisfacao imediata, como o consumo desenfreado, sexo ou drogas.
CurtirCurtir
Marimoon… maravilhosa!!
CurtirCurtir
A Marimoon é linda de cabelo rosa,
feia de cabelo roxo…
CurtirCurtir
muito bacana a entrevista!
CurtirCurtir
Oi Tiago:
A Nadja me recomendou seu blog e hoje finalmente aqui estou. Pois é adoro a Marimoon e os cabelos dela. E o programa também. E desde o princípio acreditei que fosse dar certo.
Adorei sua entrevista e vejo a Mari todos os dias que posso.
CurtirCurtir
meu , essa Marimoon eh gata d+, os kblos lindos td, ela eh linda d+ mesmo , adorei mesmo, sou fã dessa mina e do scrap mtv, lindaaa
CurtirCurtir
Cara eu amo a Marimoon
ela é mto bacana
I love Marimoon {♥}
CurtirCurtir
a mídia precisa de conteúdo, é preciso mudar a mentalidade desse país, dos nossos jovens, elevar o nível cultural.Idéia p/ Manimoon:fazer emergir do clássico literário existente e desconhecido pela atual juventude, subsídeos para uma performance inovadora, animada, com força para reter a atenção telespectiva/internectiva, e ao mesmo tempo divulgar essa literatura;mas o point da idéia é que nessa performance haverá uma interação com a realidade do público, envolvendo-o numa teia onde ele possa se sentir como o personagem principal, opinando,rindo, chorando,decidindo,etc. Ex: 10 minutos na pele de Quincas Borba, Ubirajara, Aires (Machado de Assis), etc., imagine um rapaz na pele de Capitu, como se sentiria? Se declarava culpado ou inocente? Isso pode dar imuito ibope…
CurtirCurtir
Tipo assim, o dia em que as pessoas exterminarem os seus preconceitos
e mais de 50% da popula pintar o cabelo com
cores lindas como a manimoon, o mundo
verdadeiramente será melhor, eu amei o cabelo azul, acho tudo muito normal e muito legal,
só não gostei de saber que a Manimoon
vai embora, foi “paia”.
CurtirCurtir
Mais um programa sem conteúdo da MTV com emos mais sem conteúdo ainda.
CurtirCurtir