
Portabilidade – posso levar meus dados para onde eu quiser
Acredito que a gente não tem muito do que reclamar neste começo de ano. Depois da pá de cal no DRM, a notícia agora é que a Google e a Facebook fazem parte do Dataportability.org, grupo dedicado a estudar a portabilidade de dados na rede. Empresas como Yahoo, Myspace, Seesmic, Disney, BBC já fazem parte do grupo, segundo o Techcrunch.
A entrada da Facebook era mais do que esperada. Foi a própria rede social que indiretamente, no ano passado, trouxe o assunto à tona, ao permitir que usuários pudessem acessar os seus perfis no Orkut a partir da Facebook.

A portabilidade de dados permitirá a você levar arquivos e contatos de seu profile de uma rede social a outra. Para usar uma analogia mais simples, é como você ter um cartão magnético com seus dados e contatos online. E toda vez que você entrar em uma nova rede social é só passar esse cartão que todos os seus contatos e informações serão transferidos. Você não vai precisar fazer um novo cadastro nem sair procurando por seus amigos na rede social.
É lógico que para essa portabilidade existir ainda são necessários vários passos, como uma padronização, por meio do uso de microformats, na forma como esses dados são estruturados nas redes sociais.
Para quem se interessa pelo assunto, vale a pena acompanhar a lista de discussão do grupo, que está a todo vapor, aqui.
Deixe um comentário