Agora sim. Guerra dos browsers vai parar nos tribunais

opera02.jpg

Tudo isso lembra 1998. Mas vai aí a notícia.

A Opera, que produz o navegador de mesmo nome, iniciou um processo antitruste contra a Microsoft na Europa.

Acusa a empresa de se aproveitar de sua posição no mercado para impor o Internet Explorer como navegador padrão em seu sistema operacional, o Windows. Outra reclamação é que a empresa não segue os padrões web no IE e esconde informações de interoperabilidade.

Lembra muito um processo antitruste que, em 1998, o Departamento de Justiça norte-americano moveu contra a Microsoft. E outro, de 2002, em que a AOL, do navegador Netscape, pediu indenização à Microsoft por realizar práticas monopolistas ao fornecer o IE como padrão em seu sistema operacional.

3 respostas para “Agora sim. Guerra dos browsers vai parar nos tribunais”.

  1. A Microsoft poderia oferecer vários navegadores pré-instalados no Windows, e perguntar ao usuário qual ou quais ele gostaria de usar. Eu por exemplo, uso mais de um e é um saco ter que ficar instalando vários, pois o Internet Explorer só uso ás vezes.

    Curtir

  2. Bem, não querendo defender a Microsoft, mas “parecendo” que estou defendendo. Acredito que ela pode sim fornecer seu navegador como padrão em seu sistema operacional. Isso não impede o usuário de utilizar outro navegador. Seria mais ou menos como querer processá-la por utilizar o framework .Net como um padrão de middleware em seus aplicativos. (?!?)

    Curtir

  3. Avatar de Mauricio Pinheiro
    Mauricio Pinheiro

    O problema nào é esse Marco. voce por acaso já tentou desinstalar o IE do Windows? ELe nào sai, fica disponível o tempo todo. A postura a Microsoft é realmente de poder. É como se a Brastemp resolvesse impor que suas maquinas de lavar só funcionam com o sabão Omo ou coisa similar. Qualquer navegador diferente do IE instalado no Windows apartir do XP tem apresentado problemas de operção e dificuldades. Funcionam bem, mas não tão bem quanto poderiam.

    O IE também é um elefante enorme e gordo, não é rápido, alias como todo bom programa Microsft. São maravilhosos e cheios de recursos, mas são enormes e consomem muita memória para funcionar bem.

    Alguém já perguntou se o pessoal da Microsoft tem algum acordo comercial com a Motorola e os fabricantes de memória de computador. Cada atualização do Windows e seus filhotes consome mais que o dobro de capacidade de processamento da versão anterior, isso sem um ganho real de performance e funcionalidade real, só adereços são incluidos.

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *