
É interessante notar como, neste ano, experimentamos um ciclo do “jornalismo participativo“, com projetos grandiosos para chegar a projetos menores e mais focados.
Do começo ao meio do ano, acompanhamos a morte do Backfence, um verdadeiro elefante branco do jornalismo participativo. Um projeto grandioso e prepotente que queria substituir o jornalismo tradicional e alimentar 13 sites somente com conteúdo enviado pelo usuários. É claro que o projeto morreu.
Para um projeto desses funcionar, precisa de muito conteúdo. E não existe toda essa quantidade de leitores que esteja a fim de participar. No final, faltou pique, investimento e acabou fechando as portas.

E, no mês passado, veio o anúncio do fim do The Enthusiast Group, um projeto que reunia sites de jornalismo cidadão sobre esportes. Faltou audiência e conteúdo enviado pelas pessoas. Fechou. Mais recentemente, no comecinho de dezembro, soube que o YourHub também vai mal das pernas.
Um dos principais problemas desses sites é o mesmo – mania de grandeza e também prepotência. O mesmo tipo de prepotência que tanto reclamamos na grande imprensa. Aquela postura de achar que o que eu faço dispensa tudo o que existiu antes. E de que o conteúdo enviado pelo usuários dispensa por si só o jornalismo tradicional.

Não é à toa que os projetos de jornalismo participativo mais promissores são os que aproximam os mundos do jornalismo profissional e do amador, como o iReporter, da CNN.
Essa divisão entre “conteúdo amador e profissional” é dispensada e o material enviado pelo usuário é tão valorizado que ele é publicado junto com as informações produzidas pela redação – você somente percebe que é um material enviado pelo usuário por causa do logo iReporter.
Trabalha com textos em 1ª pessoa e, quando não tem conteúdo enviado pelos usuários, não ocupam o espaço notícias que já foram publicadas em outros lugares, mas com debates que ficam abertos, do tipo “Por que 2007 foi um grande ano para você?”
Outro que caminha para frente é o CitizenSide, que, na semana passada, vendeu 30% de seu negócio para a agência de notícias France-Presse [AFP], que passará a usar todo o seu conteúdo. O CitizenSide é um site simples, mas funcional. Reúne e compra fotos e vídeos enviados por “amadores”. Agora, vai fazer a ponte com a grande mídia.
Acredito que uma das lições de 2007 é – simplicidade e modelos híbridos serão o futuro dos projetos de jornalismo participativo.
Foto do Flickr de Grant Neufeld
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