
Além de liberar o acesso gratuito a todo conteúdo de seu site, o jornal ‘trendsetter’ The New York Times segue em um passo mais além. Tem usado, cada vez mais, soluções open source e compartilhado os códigos com a comunidade de desenvolvedores.
Desde agosto mantém no ar o Open Times, um blog onde a equipe de desenvolvimento do site compartilha com usuários códigos e aplicativos [widgets, mashups] usados no site. O blog é atualizado pela equipe de tecnologia do jornal [programadores, webdesigners].
E mais – o NYT vêm acrescentando, cada vez mais, metadados nas páginas do site do jornal. A técnica visa melhorar a indexação das matérias nos mecanismos de busca.
Por aí que a gente vê que essa estratégia do NYT de liberar o acesso gratuito ao conteúdo foi uma ação muito bem pensada. Uma estratégia de negócios que leva em conta não apenas o amadurecimento do mercado de publicidade online lá fora, mas se preocupa em incentivar as equipes de TI na abertura de “seus conteúdos” e em otimizar o site para indexação no Google e afins.
Posts relacionados:
Dia 15, é o Elpais que derruba o muro do conteúdo pago
Temporada de conteúdo gratuito na web
Deixe um comentário