
Prêmio de Cientista do Ano da Discover Magazine, Jay Keasling, bioengenheiro da Universidade da Califórnia, foi destaque em uma das últimas edições da Technology Review sobre as maiores tendências na área de ciência e tecnologia. A empresa que ajudou a fundar, a Amyris Biotechnologies, é responsável por pesquisar a criação de microorganismos sintéticos capazes de produzir etanol e gasolina.
Seu trabalho tem recebido bastante destaque, pois Keasling está no caminho do desenvolvimento de soluções para o problema dos combustíveis, que estão, cada vez mais, escassos e formam uma das grandes preocupações da humanidade.
O que o bioengenheiro mostrou durante a sua apresentação foram suas pesquisas para desenvolver microorganismos não somente para a produção de combustíveis, mas também substâncias usadas em remédios e no combate a doenças, como a artemisina, utilizada no combate à Malária, na África.
“Temos que produzir drogas [remédios] mais baratas e puras. […] O problema da biotecnologia é que ela tem sido mal empregada. Pensamos demais sobre a propriedade intelectual. E esquecemos de colocar a biotecnologia a favor da humanidade”.
Deixe um comentário