
Foto: Dante Busquet
Percebe-se que esses grandes jornais “trendsetters” [lançadores de tendências] – The Guardian, NYT, Clarín – estão com um cronograma de lançar uma nova home a cada ano. Pouco foi adiantado, mas nesta nova estréia do Elpais em 21 outubro está previsto:
Mudanças na arquitetura de informação [site e impresso] – em um primeiro momento, as notícias serão apresentadas dentro das divisões das editoriais em “Nacional, Internacional e Economia”, para depois cair em subdivisões – “Tecnologia, Cultura, Esportes” etc.
Pelo visto, no 1º nível da arquitetura de informação, aquela divisão tradicional em Economia, Esportes, Brasil vem sendo deixada de lado, não somente pelo ElPaís, mas pelo Clarín também, que lançou a sua nova home há duas semanas.
Depois a tipografia vai mudar [somente impresso] – de Times New Roman para a Majerit. Aliás, como a internet proporciona uma experiência mais visual que qualquer outra coisa – foto, infográficos e apresentações multimidias terão mais destaque.
Toda a reestruturação está sendo coordenada pelo escritório de Palmer Watson, que já trabalhou com o Le Monde. Para anunciar as mudanças, o ElPais publicou um dos comerciais mais bacanas de jornais [acima no embed vídeo do YouTube].
Por enquanto, achei as mudanças muito superficiais, focadas demais na plataforma, na ferramenta. As vendas de jornais já vêm caindo desde antes da internet se tornar comercial, portanto o problema não é tanto da plataforma, mas do conteúdo em si. E mudanças no conteúdo não são o foco ainda [pelo menos passa essa impressão].
Dica do Helcio Brasileiro, da Fundamental Conteúdo, via email. Obrigado!
Deixe um comentário