
Próximo disco ainda será lançado pela Warner
Pelo visto, esta semana, que termina mais cedo aqui, no Brasil, não foi nada boa para as gravadoras. Encerra com a notícia de que a Madonna pode terminar o seu contrato de mais de 10 anos com a gravadora Warner para fechar um acordo de US$ 120 mi com a LiveNation, start-up que surgiu em 2005, focada na promoção de shows.
Como a venda de disco já não dá dinheiro nenhum e as gravadoras já se mostram como péssimas distribuidoras de conteúdo [foram atropeladas pela internet], músicos estão se voltando para o que realmente dá resultados – realização de shows e fortalecimento de suas marcas por meio da internet.
Grandes empresas de mídia [gravadoras, jornais, emissoras] sempre se focaram na produção e distribuição de conteúdo. Na parte de produção, em algumas áreas, lideram – ainda é muito difícil produzir um jornal do porte de um Jornal Nacional ou ter uma rede de correspondentes como a BBC. Mas, na parte de distribuição, já perderam o bonde da história para a internet.
Aliás, o que a internet vem mudando é muito mais a indústria da distribuição do que a de produção de conteúdo. Acredito que vem mais mudanças pela frente. Vale lembrar que a Madonna já se mostrou como uma trendsetter [“lançadora de tendências”] na indústria de música.
Deixe um comentário