Quando o jornalismo cidadão é atraente

A MSNBC [Microsoft + emissora NBC] adquiriu o Newsvine, site de jornalismo-cidadão, onde as pessoas participam da produção do noticiário. Foi fundado em 2005, por Mike Davidson, ex-Disney e ESPN.

Alguns pontos importantes nesta aquisição:

1) É a primeira compra da MSNBC em 11 anos.

2) O Newsvine remunera os seus usuários, trabalha mais com conteúdo próprio do que de terceiros e é visto por seus usuários como um contraponto à grande mídia.

Vale lembrar ainda que o Newsvine já foi responsável por vários furos, como exemplo – foi o primeiro veículo a noticiar o massacre em Virginia Tech.

O interessante dessa história toda é que os projetos pioneiros de jornalismo cidadão não estão dando muito certo – Bayosphere já morreu. Backfence segue mancando. E o OhmyNews segue mal das pernas financeiramente. O Newsvine já é de uma 2º fase.

Acredito que união da MSNBC com o Newsvine é um exemplo de que o modelo de jornalismo que tem se firmado é o híbrido – o jornalismo tradicional com o complemento do cidadão.

Sites de jornalismo cidadão não se sustentam por si só – não têm modelo de negócios e precisam de muito conteúdo para funcionar, e não existe a quantidade de pessoas necessárias para enviar tal material. O melhor caminho são as parcerias com os “peixes grandes” para adquirerem novas fontes e colaboradores.

Por outro lado, sites tradicionais de notícias precisam desses projetos de jornalismo cidadão para ganharem novas fontes e um comunidade engajada na produção de notícias.

Post relacionado:
A morte de um ‘elefante branco’ do jornalismo cidadão

2 respostas para “Quando o jornalismo cidadão é atraente”.

  1. […] modelo híbrido – conteúdo gerado por usuário junto a conteúdo gerado por profissionais, como o Newsvine, que, no ano passado, foi comprado pela […]

    Curtir

  2. […] modelo híbrido – conteúdo gerado por usuário junto a conteúdo gerado por profissionais, como o Newsvine, que, no ano passado, foi comprado pela […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *