O que aconteceu no Alternativa Web 2007

Nesta semana, aconteceu em Fortaleza, o Alternativa Web 2007, evento que vem se destacando por debater e apresentar tendências na área de web. Acredito que foi bem positivo e reuniu, no auditório do Sebrae, um público bem atento e ávido por informações de tendências na web.

O primeiro dia começou com o Diego Eis falando sobre o quanto o uso dos padrões web pode tornar o trabalho mais econômico para todos envolvidos na produção web. Comentou a importância dos desenvolvedores lerem mais sobre diversos assuntos relacionados a web.

Eu fechei o 1º dia fazendo uma breve palestra sobre microformats. O material da apresentação está disponível aqui.

Bruno Ávila abriu o 2º dia apresentado o seu projeto Causos Reais de um Webdesigner, uma espécie de videocast e espaço online para debater a postura do profissional de webdesign. Os vídeos têm uma linguagem popular, difícil em material voltado para essa área.

Em seguida, Michel Lent já começou a sua palestra fazendo uma provocação – com as diversas cópias piratas, Tropa de Elite poderá ser um dos maiores sucessos de bilheteria no Brasil?

Lent foi bem direto quando questionado sobre a sua opinião sobre propaganda disfarçada de post ou material editorial – é um subterfúgio, um pouco da Lei Gérson e uma forma de menosprezar a inteligência do leitor. Quer fazer propaganda? Faça de forma transparente que dá resultados. Não há necessidade de esconder as coisas.

Espero que essa semente que a gente plantou – Diego Eis, com a importância do uso dos padrões web; eu, com a utilização dos microformats; Michel Lent sobre os desafios do profissional de web e o Bruno Ávila sobre a profissionalização do webdesigner – de certa forma, sirva para amadurecer mais ainda o mercado de internet em Fortaleza, que está em crescimento.

PS – E, claro, agradecer a hospitalidade. Em especial a Manu, ao Helder Santos, ao Bruno e ao Saulo, os ‘guerreiros’ que ficaram na “baladinha” de despedida de Fortaleza. A noite terminou com alguns de nós, na areia da praia de Iracema, vendo o sol nascendo e que rendeu a foto acima. Bem bacana! Valeu, pessoal!

PS 2 – O pessoal do portal Verdes Mares fez uma cobertura completa do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *