
Em junho, mais de 48% dos usuários ativos de internet no Brasil eram mulheres
Repercute na rede as declarações feitas por Tim Berners-Lee sobre a chamada “cultura geek“. Tudo o que Lee fala o pessoal presta atenção – ele foi o inventor da web.
Segundo Berners-Lee, uma cultura que marginalizasse menos as mulheres conseguiria atrair mais mulheres que entendam de linguagens programação, o que conduziria a uma maior harmonia na produção de sistemas.
E ainda – existe uma cultura [geek] em que as mulheres podem ser expulsas de sua carreira profissional em tecnologia por meio do comportamento estúpido de alguns geeks e pela reação de outras mulheres.
Tim Berners-Lee reclama [mais desabafa] do preconceito contra as mulheres no meio acadêmico e na área de desenvolvimento de softwares. Ele não cita a internet. Mas diversos artigos lembram o quanto o conteúdo da web ainda é mais voltado para homens.
O caso ganha mais contornos quando pesquisas recentes, no Brasil, mostram que o grande diferencial no mercado de internet não é aumento do número de usuários no País, mas o crescimento da porcentagem de mulheres que acessam a rede.
Foto do Flickr de SeraphimC
Deixe um comentário