
Estive presente nesta manhã em um encontro de blogueiros promovido pelo iG e a Revista Bites. Foi o tipo de evento que ajuda a quebrar o gelo entre ambas as partes. Primeiro, para os blogueiros saberem que um portal não é nenhum bicho-papão.
E, por outro lado, para o iG conhecer melhor uma parte da blogosfera e saber que existem pessoas competentes por trás de blogs conhecidos.
Acredito que 3 pontos importantes e bem auto-críticos foram levantados:
1) A noção de que os blogs sofrem do mesmo problema de sites e portais na parte de publicidade. Diferente da TV, na internet ainda não existe uma métrica única. Cada um usa uma – page views, tempo do usuário no site, visitantes únicos, conforme lembrou Caio Túlio Costa, CEO do iG, presente na reunião.
Os blogs, aqui, no Brasil, estão inseridos neste mesmo problema. Technorati e Pagerank já se mostram como meios robóticos e ineficientes para medir a revelância ou popularidade de um blog – até por que a maioria das ferramentas nacionais de publicação de blogs têm problema de indexação nestes sistemas.
É importante justamente ter esse noção para mudar e apresentar métricas mais eficientes para os anunciantes. Uma observação interessante foi feita pela Bruna Calheiros, do Sedentário e Hiperativo. Anunciar em blogs é igual a diferença da publicidade em TV paga vs TV aberta – você paga menos, atinge um público menor, no entanto mais focado.
2) Existe a necessidade dos blogs – pelos menos, os que querem trabalhar com anunciantes – saber apresentar melhor o seu produto. O anunciante fica receoso de anunciar em um blog, pois não sabe a sua linha editorial ou quem está por trás do blog. Um Estadão, uma Folha, um Globo, você sabe a linha editorial e a forma como tratam o conteúdo. Em alguns blog, não.
Além da falta de MídiaKit, acredito que isso acontece no Brasil por que os blogs ainda estão formando uma identidade. Diferente de lá fora, onde existem blogs que você vai ler sabendo de antemão a sua linha [esse é mais anti-Microsoft, esse outro crítico da Web 2.0]. Ou seja, eles já têm um identidade, como uma Folha, Estadão etc.
Acredito que essa questão da identidade será criada com o tempo [alguns blogs no Brasil já têm]. E esses blogs com identidade serão mais atraentes para os anunciantes, pois seguem uma linha, ou seja, são menos inconstantes.
3 ) Ainda existe em parte da blogosfera um preconceito em relação à conteúdo e blogs “miguxos”. O que acho uma visão errada. Não existe conteúdo bom ou melhor que o outro. O que existe é o conteúdo certo para o público certo. Algo básico em comunicação. A Marimoon está aí para comprovar isso.
Acredito que o mais importante desses encontros é blogueiros e empresas saírem com a visão de não existe uma forma única de usar a ferramenta blog. A graça dos blogs é justamente essa – ser uma ferramenta aberta a qualquer um e que todos estão aprendendo a usá-la – empresas, anunciantes e blogueiros.
Caminhos vão sendo apontados nestes tipos de encontro quebra-gelo.
Entre os blogueiros convidados, estiveram presentes – Manoel Netto, Lucia Freitas, Lu Monte, Edney Souza, Patrícia Albuquerque, Bruna Calheiros e Gabriel Tonobohn.
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