
Está ocorrendo uma discreta movimentação para as redes sociais se abrirem mais. Não somente na relação entre uma e outra – permitir migrar informaçoes – mas também na abertura de dados.
No mês passado, comentei sobre o quanto o conteúdo produzido dentro das redes sociais está inacessível ao não ser indexado pelos mecanismos de buscas.
E sobre as tentativas de tornar parte desse conteúdo buscável – o Flickr liberou ao Yahoo! Imagens indexar parte de seu conteúdo; o Social Stream, da Google, é uma tentativa de agregar e tornar buscável informações de diversas redes sociais.

Hoje leio no GigaOM que Facebook vai abrir parte de seu conteúdo aos mecanismos de buscas, que poderão indexar diversas informações [por enquanto somente profiles]. Problema de privacidade? Que nada, a Facebook dá opção de você escolher o que poder ser buscável, ou seja, encontrado pelo Google.
O mais interessante seriam os tópicos de algumas discussões serem indexados [com a devida autorização do moderador da comunidade]. Existe muita discussão boa, que está escondida e sendo perdida nos guetos das redes sociais. Mas com essa onda de “redes sociais abertas” a tendência é mudar.
Foto do Flickr de m4de
Posts relacionados:
As redes sociais estão canibalizando os blogs?
Facebook abre caminho para a 2ª geração de redes sociais
Deixe um comentário