
Não falei que aconteceria uma corrida pela implementação dos microformats, após o anúncio de que a próxima versão do Firefox teria suporte aos mesmos?
O Pownce, ferramenta de microblogging, não libera a API nem é integrado a celulares, mas investe no uso de microformats. Assim como o Twitter, desde o início tem suporte a uma especificação dos microformats que permite adicionar um contato seu na rede social direto a sua agenda online [para saber o que é microformats aqui].
Agora, o Pownce passou a adotar o XHTML Friends Network (XFN), que permitirá, entre os coisas, portabilidade de dados de uma rede social a outra. Ficará mais fácil no futuro para você migrar seus contatos do Pownce para qualquer outro serviço.
Outra vantagem do uso do XFN é que você pode fornecer mais informações aos mecanismo de buscas sobre os links em seu site. Por exemplo se você aponta um link para um site [www.tiagodoria.com], você pode especificar se esse site é de um amigo, colega de trabalho, familiar etc.
Para uma rede social, com links para vários perfis, essa especificação é bem importante. É como se você dissesse aos mecanismos de buscas – esse link é para um amigo, esse outro para um colega de trabalho. No final, os relacionamentos entre as páginas ficam mais claros.
Pois é. Nem acredito que as redes sociais vão começar a se falar e graças ao uso bem feito dos microformats. Esse post é casado com o de sexta-feira. Confira aqui.
Foto do Flickr do Simplebistdan
Deixe um comentário