
Pelo visto, nestas últimas 4 semanas, o foco da Google tem sido no Google News. Depois da inserção de comentários e da integração com o YouTube, anuncia a parceira e o uso de material de agências de notícias – Associated Press, France-Presse, UK Press Association e the Canadian Press.
Com os acordos, a Google publicará as informações das agências direto no Google News. Diminuirá a quantidade de usuários [tráfego] enviada para fora do site e evitará matérias duplicadas nas pesquisas.
Explico – é muito comum você fazer uma busca no Google News por um assunto e encontrar a mesma matéria várias vezes. Isso acontece por que muitos sites de notícias assinam serviços de agências de notícias e recebem a mesma matéria [já pronta] e apenas a republicam.
Para a Google, as vantagens são várias – apresentar resultados mais relevantes nas buscas [sem matérias repetidas], ficar menos dependentes dos jornais que apenas republicam material e evitar futuros processos por violação de direitos autoriais.
O lado ruim é que essas matérias das agências somem depois de um tempo no Google News [30 dias]. Para quem linka para esse material [blogueiros, por exemplo], vai valer mais a pena continuar linkando para os sites que apenas republicam material das agências e deixam o conteúdo mais tempo disponível na rede.
Foto do Flickr de Corypina
Deixe um comentário