
E a MySpace puxa conversa com o Twitter, que olha para a Facebook…
Lembra quando falei da falta de interoperabilidade entre as redes sociais e quanto isso estava cansando as pessoas [ser obrigado a ter um cadastro em cada rede social]?
Nesta semana, o Plaxo, um agregador online de dados, resolveu dar um passo a frente. Abriu o código de uma parte de seu software, o Online Identity Consolidator, o que permitirá que desenvolvedores criem aplicações que permitam as pessoas carregar os dados de seus perfis de uma rede social a outra. Será usado o XFN microformats, uma especificação de microformats feita para redes sociais [confira o que é microformats aqui].
Para o post não ficar muito técnico, vou usar uma analogia. Será como você ter um cartão magnético com seus dados e contatos online. E toda vez que você entrar em uma nova rede social é só passar esse cartão que todos os seus contatos e informações serão transferidos. Você não vai precisar fazer um novo cadastro [existirá portabilidade de dados]. Muito bom, né?

É lógico que isso não é para hoje. Todas [ou pelo menos as principais] redes sociais tem que ter suporte para os microformats e serem abertas. Mas a Plaxo deu o pontapé inicial.
Esse questão da falta de integração entre redes sociais vem ocupando bastante espaço em colunas e blogs – o futuro da web será com rede sociais onde os usuários tem poder e controle sobre os seus dados ou continuará como está, com suas informações nas mãos das redes -vide Linkedin, MySpace [sendo que você não pode importar suas informações]?
Post relacionado:
Finalmente, os microformats chegaram ao Google!
Deixe um comentário