Google é igual ao Osama Bin Laden

Essa frase é séria e saiu em um editorial do Los Angeles Times, um dos mais importantes jornais dos EUA. Foi publicada dentro de um contexto de críticas ao sistema do Google News que permitirá, em breve, que pessoas citadas em uma matéria possam comentar na mesma.

Em uma generalização sem tamanho, o editorial diz que, para muitos editores de jornais, a Google é tão perigosa quanto Osama Bin Laden. Diferente da minha crítica ao sistema de comentários, o editorial ataca a questão do conceito do recurso de comentários e diz que a Google não está fazendo jornalismo quando permite que os vários lados envolvidos em matéria se manifestem.

O que não está absolutamente errado. Mostrar os vários lados de um fato é parte do processo do jornalismo. Mas só isso não é jornalismo.


Google vs jornalismo ou Google vs alguns donos de jornais?

Por outro lado, o editorial erra quando diz que os comentários em uma matéria são espaços livres para injúrias e falsas informações. Isso pode acontecer, claro, mas para isso existe a moderação [essencial hoje em dia]. Além do mais, o artigo tenta criar um suposto conflito Google vs jornalismo [apesar do Google News ser amplamente utilizado como ferramenta nas redações de jornais].

No meio de toda essa discussão, surgiu uma frase interessante no OJR. E que ajuda a desmistificar esse maniqueísmo [existe sim um conflito Google vs alguns donos de jornais, que não querem seu conteúdo indexado].

Jornalismo não deve ser definido pelo seu processo [de buscar informação, mostrar dois lados, coletar personagens]. Jornalismo deve ser definido pelo seu resultado final: estimulante e com informações corretas que ajudam seus leitores a ver a verdade que elas não viam antes”. Ou ainda trazer informações que fazem seus leitores entender o mundo melhor.

Neste sentido, assim como o Google News [um filtro de informações], o bom jornalismo é mais do que importante atualmente na avalanche de informações na rede. Ao contrário do que prega o editorial do LA Times, os dois vão viver um bom tempo lado a lado. Amém 😉

Fotos do Flickr do Kaneda99

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *