Saiu um paper bem interessante da Universidade da MaryLand, nos EUA, sobre microblogging e o uso do Twitter. Destaco alguns pontos:
1) A maioria dos usuários da ferramenta está localizada na América do Norte [21.046], seguida de Europa [7.442] e Ásia [6.735]. América do Sul tem somente 816 usuários.
2) O uso mais comum do Twitter é para registrar o seu dia-a-dia. O compartilhamento de urls responde somente por 13% das mensagens.
3) Os motivos por que uma pessoa usa o Twitter não diferem muito do blog. Ser uma fonte de informação [uma espécie de hub], manter os amigos informados sobre sua vida profissional ou pessoal ou ainda para consumir informação mesmo [acredito que seja um uso mais passivo, você apenas lê as mensagens dos outros].
4) A maioria das pessoas começa a usar o Twitter por causa de um convite de amigo. Os primeiros contatos são pessoas já conhecidas.
5) Há uma certa “cultura dos links” que já existe nos blogs. Se uma pessoa adicionou você, seria legal você adicioná-la também em sua lista de contatos do Twitter.
Deixe um comentário