Anticristo uma pinóia!

Para vocês verem, jogam tantos confetes em cima dos blogueiros, que quando surge alguém criticando os blogs logo é chamado de anticristo da blogosfera. Enquanto, a pessoa está fazendo um ótimo serviço a mesma, de auto-crítica.

Andrew Keen é o anticristo [o malvado, o retrógado, o bobo], autor do “The Cult of the Amateur: How Today’s Internet Is Killing Our Culture“. A parte mais importante de sua entrevista ontem à Folha é essa:

[…] há novos oligopólios anônimos na rede, nos jogos on-line, nos pequenos grupos de ativistas que editam a Wikipedia, nos poucos blogueiros que dominam a maior parte dos acessos entre os 70 milhões de blogs.

O que não deixa de ser verdade. Lá fora mesmo já criou-se um grupo de blogueiros de tecnologia – entre eles, Rocbert Scoble, Techcrunch, Mashable – que, se você não passar por eles, praticamente a sua empresa web não existe.

Outro dia, li o Scoble falar que um serviço não virou hype simplesmente por que ele não publicou nada a respeito. Engraçado, eu ouvia isso antigamente de um editor de impresso bem carrancudo.

Neste caso, é só mudança de poder. Antes na mão de imprensa e de revistas de tecnologia, agora, entre três a 7 blogueiros. Isso começa acontecer em algumas áreas da blogosfera lá fora. É fato. E Andrew acerta neste ponto. O problema é que ele generaliza.

Eu ainda não li o livro. O que eu sei é via reportagens e amigos que assistiram a palestras de Andrew no exterior. Mas já estou gostando dele pelo fato de fazer esse importante contraponto na análise de qualquer área.

De quebra, ele critica essa visão de que blogs vão democratizar a mídia ou derrubar a feia-boba-e-peluda grande mídia. Isso surge toda vez que aparece um mídia nova – rádio, televisão [falavam que a TV iria alfabetizar o país]. Com os blogs, não seria diferente.

O que os blogs criam muito bem são alternativas ou complementos à grande mídia, o que não deixa ser um papel importantíssimo na comunicação.

Dá para ler alguns trechos do livro aqui [em inglês].

4 respostas a “Anticristo uma pinóia!”

  1. […] a usar microformats em mais alguns serviços. Andrew Keen lançou o Cult Of Amateur, livro com duras críticas às mídias sociais. E o hype do microblogging chegou finalmente ao […]

    Curtir

  2. Tiago,

    Após ler o livro, vc ainda simpatiza com Keen? Não achei, parece que vc não voltou ao tema…

    abs

    Curtir

  3. Olá Alec!

    Concordo com alguns pontos de vista. E continuo achando que o autor generaliza muito.

    Pelo menos, entre meu círculo de colegas, esse livro levantou alguns debates muito bons.

    Mas você lembrou bem. Preciso voltar ao tema.

    Abs,

    Curtir

  4. […] criada em torno de sites como YouTube, MySpace, blogs e Wikipedia. Na época, foi chamado de anticristo, “traidor do movimento”, […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *