Uma década de blogs no The Wall Street Journal

Quem diria… o jornal The Wall Street Journal traz uma grande matéria sobre os 10 anos da blogosfera. É um dos poucos artigos publicados por um grande jornal que não mostra a blogosfera como algo homogêneo [blog é jornalismo, o objetivo dos blogs é derrubar a grande mídia e outros chavões do tipo].

Ao contrário, é uma abordagem mais realista. Demostra que existe uma variedade grande de objetivos no uso da ferramenta blog, além de diversos tipos de blogueiros – jornalistas, artistas, políticos, músicos, atores etc.

Essa é a caraterística mais marcante da blogosfera. Não existe uma fórmula fechada ou um único uso. Muito menos uma única forma de as empresas abordarem os blogueiros.

É um pouco daquela definição de blogs dada por Gabriel Pillar em entrevista a este blogueiro que vos escreve – blog é que nem uma folha de papel A4 – você faz o que quiser dela [seu diário, sua agência de notícias ou relato diário de sua navegação].


Mia Farrow em o Bebê de Rosemery – fã do BoingBoing

Como complemento, o artigo traz entrevistas com 12 personalidades que revelam quais são os seus blogs preferidos – a atriz Mia Farrow, por exemplo, é fã do BoingBoing, o CEO do Feedburner, Dick Costolo, adora o Fake Steve Blog e o escritor Tom Wolfe não lê blogs, mas gosta deles.

Aliás, a matéria termina com uma provocação do escritor – o que nós faríamos sem os blogs?

É difícil pensar nisso hoje em dia. Mas estaria trabalhando com algo não tão vivo nem teria conhecido tanta gente bacana 😉

PS – Ainda sobre os 10 anos da blogosfera, aproveite o embalo e dê uma olhada na entrevista que fiz com a pesquisadora Daniela Bertocchi sobre o assunto.

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