
A Technology Review publicou uma entrevista com Evan Williams, um dos fundadores do Twitter. Segundo ele, a ferramenta tem recebido as mesmas críticas de quando os blogs surgiram [ferramenta desnecessária, coisa de nerd, apenas modinha passageira, acredito eu].
Williams tem toda autoridade para afirmar isso, pois foi um dos fundadores do Blogger, uma das primeiras ferramentas de blogs e que, em 2003, foi comprada pela Google. Além desse desabafo sobre as críticas, a entrevista tem 3 pontos interessantes
1) Williams com uma definição sobre o Twitter – é um espécie de IM [comunicador de mensagens instantâneas] no qual as respostas não precisam ser imediatas ou até respondidas.
2) O Twitter está sendo usado como serviço de alertas de emergências. Você envia uma mensagem [alerta de terromoto, incêndio, enchente etc] e várias pessoas recebem pelo celular.
3) Além de uma busca oficial de usuários, o mais interessante é que, em breve, o Twitter poderá ter uma função para formar grupos. Assim você poderá enviar mensagens somente para um pessoal que está participando de uma conferência, curso ou um grupo de amigos. Nada mal, né?
De quebra, para quem está curtindo a ferramenta, o ReadWriteWeb fez uma seleção dos melhores mashups feitos em cima do Twitter. Não conhecia alguns, como o Squawk, que integra o Twitter ao Second Life, e o Twitter Comic, que é uma espécie de joguinho.
Você entra com o seu username e ele retorna fotos do Flickr que tenham a ver com as suas mensagens no Twitter. Aqui, não deu muito certo, mas a idéia é interessante.
Post relacionado:
Pownce, mais novidades no universo do microblogging
Deixe um comentário