
Saiu um artigo no The New York Times neste final de semana que acabei esquecendo de comentar. É um longo artigo escrito por Jonathan Dee, que fala sobre a Wikipedia e o uso da mesma como plataforma para notícias – o WikiNews.
O projeto de notícias da Wikipedia vai de mau a pior – apenas 8 a 10 artigos e 26 mil visitas por dia. Um dos motivos da queda é que dificilmente alguém usa a enciclopédia para ler notícias. A imagem da Wikipedia está mais ligada a consulta.
Aliás, acredito que um dos grandes problemas do projeto da Wikipedia até hoje é ser entendido. A maioria trata a enciclopédia, como um projeto fechado, sem erros. E não em constante evolução, uma coisa orgânica.
Na minha opinião, o mais significante da Wikipedia nem é a possibilidade de qualquer um editar um artigo, mas a variedade de assuntos que você somente encontra lá [a cauda longa das enciclopédias].
Deveria ser o lema: “Wikipedia, a enciclopédia onde você encontrar de tudo”. Tá certo que o fato de qualquer um potencialmente editar a Wikipedia abre caminho para que apareçam artigos dos mais variados tópicos, mas vender a enciclopédia de outra forma talvez fosse melhor.
E sempre me perguntam sobre a credibilidade da Wikipedia – é melhor usá-la como uma porta de entrada para assuntos. De um tópico, você pula para diversos outros, como um pontapé inicial [ela surgiu para isso mesmo].
E aproveitar assim o fato da Wikipedia ser um dos projetos que melhor sabe trabalhar como recurso dos hyperlinks. A riqueza dela [aliás, de qualquer projeto colaborativo – blogs, wikis] está justamente nos hyperlinks nos textos.
Deixe um comentário