
Chegou a hora de eu comentar a nova home do iG , que ao meu ver, é a melhor do portal até hoje. É a 2º mudança em dois anos. Em relação à home anterior, acredito que a mudança mais significativa é que ela passou a valorizar, de forma equilibrada, os 3 tipos de usuários que navegam por um site:
1) A pessoa que começa a navegação fazendo uma consulta – campo de busca em destaque.
2) A pessoa que se apóia em menus para começar a navegação – agora existe um menu grande do lado esquerdo [a home anterior até tinha uma caixa de menu, mas que não tinha cara de menu].
3) A pessoa que começa a navegar pelo o conteúdo em si – manchetes, chamadas etc.
A home anterior não deixava isso claro. Por isso, é importante e comum todo site ter essa convenção de estrutura – menu, campo de busca e navegação por conteúdo em destaque.
Pontos positivos:
– O uso bem eficiente de abas, que ao meu ver é o modo mais inteligente de colocar bastante conteúdo em pouco espaço
[A Amazon é um das pioneiras no uso de abas em sites].
– O uso de cores para separar canais, a navegação fica mais fácil e intuitiva.
[O UsaToday usa muito bem esse recurso de cores]
– Um equilíbrio maior entre conteúdo jornalístico e de entretenimento. Pelo menos, na parte do meio para cima da home.
Pontos negativos:
– A home ainda é muito poluída – problema de 10 em cada 10 portais.
– Senti falta de uma tendência cada vez mais comum – um vídeo de apresentação, com alguém da equipe do portal apresentando as novidades [o Vimeo, entre outros, estão fazendo isso]
– E a pouca divulgação da nova home. O pessoal da Fiz.TV, por exemplo, fez um evento bacana junto a blogs na última sexta-feira. Um coletiva meio misturada com consultoria de blogueiros. E olha que era apenas para divulgar o pré-lançamento.
Posts relacionados:
USAToday começa a entender a rede
Agora é a vez da CNN inaugurar a sua nove home
Deixe um comentário