
O Twitter vai matar os blogs. É o que diz um artigo publicado hoje na BusinessWeek. Não matar. Pelo menos, diminuir a quantidade de blogs que falam de seu dia-a-dia [fui jantar…encontrei fulando de tal…], acredito eu. Faz sentido. O Twitter é mais rápido e objetivo [você pode escrever no máximo 140 caracteres] e você pode controlar quem vai ler as suas mensagens [privacidade].
Segundo Eric Case, gerente de produtos da Google, o que nós conhecemos como blogging está mudando à medida que as pessoas estão buscando novas formas [ou tecnologias] de compartilhar e publicar informações.
A visão vai ao encontro dos dados de que os números de blogs estão se estabilizando e com que disse Kottke, de que o Twitter é uma resposta ao blogs, que se tornaram sérios e pretensiosos demais. É como se a gente voltasse ao ano de 2000, quando as pessoas blogavam para falar de seu dia-a-dia, sem compromisso, apenas pela diversão.
Mas acho que o Twitter não seja somente isso. A Amazon vem usando o serviço para anunciar ofertas. Spam no Twitter? Nada disso. Você pode deletar a “Amazon” de sua lista de contatos.

Para mim, o Twitter teve uma grande utilidade durante a minha participação na BarCamp Sampa, eu o utilizei para passar diversas informações via SMS direto do evento. Hoje, tem outra função importante para mim. É como um microblogging. Uso-o para postar algumas informações bem rápidas. Além disso, os primeiros rumores sobre compras e vendas de startups circulam pelo Twitter. Depois, é que vão para os blogs.
Por isso, o Twitter é hoje minha página inicial. É uma importante ferramenta de informações para blogueiros [às vezes com informações “mais quentes” que o meu leitor de RSS].
O sistema ainda tem muito a crescer, principalmente se apoiando em sua gratuidade [poder enviar sms a vários amigos sem pagar nada], facilidade de uso e o fato de você pode controlar quem vai ler suas mensagens.
Para gente que está longe do Vale do Silício, o negócio agora é sentar e esperar para ver quem vai levar o Twitter – Google, Yahoo!, CBS ou alguma operadora de celular.
Deixe um comentário