1.000.000 de blogs no WordPress.com

O WordPress.com alcançou a marca de mais de um 1 milhão de blogs criados no serviço. O crescimento é bem alto – em agosto do ano passado [8 meses após ser lançado], havia apenas 300 mil. Atualmente, o serviço registra 7,5 milhões pages views diários e 45 milhões de visitantes únicos por mês.

Por enquanto, entre os serviços de hospedagem e gerenciamento de blogs, está em 4º lugar em visitas. O Blogger continua em 1º.

Entre os mais visitados no WordPress.com estão blogs sobre gatos, turismo e tecnologia. Em português, um blog sobre TV lidera a lista dos mais visitados.

Como blogueiro, dou o meu pitaco por que o WordPress.com e o WordPress.org [a versão para instalação] são tão bons e têm esse crescimento: integração.

Para um blogueiro não basta um sistema de publicação de blogs funcionar. Tem que ser integrado a outras ferramentas web – Flickr, Odeo, Technorati, iLike etc. Graças à comunidade de usuários/desenvolvedores, existem plugins de tudo que é tipo e que garantem essa integração.

Para se ter uma idéia, uma semana após o Twitter ser lançado, já havia um plugin do WordPress para integrar o Twitter à ferramenta de blogs.

Ainda sobre o assunto, vale a pena dar uma olhada no post que Matt Mullenweg, fundador do WordPress, escreveu em seu blog, umas duas semanas antes do WordPress.com chegar a 1 milhão de usuários. Segundo ele, o WordPress não é um projeto Web 2.0 ou algo que surgiu de uma hora para outra na cabeça de um jovem talentoso.

Mas é um trabalho árduo de 4 anos de pesquisa e desenvolvimento feitos por uma equipe experiente, que já havia trabalhado em outras empresas. Ou seja, não é um trabalho feito em uma garagem, de um gênio solitário, sem experiência, e que ficou rico de uma hora a outra.

Post mais do que sincero do Mullenweg. Ele não quer vender uma ilusão 2.0 e está conseguindo, desenvolvendo um sistema que atende às necessidades dos blogueiros. Parabéns! Poucos projetos web chegam a este nível tão bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *