
Ontem passei uma parte do dia conectado com pessoas muito ricas. Ganhei um convite para o aSmallWorld, aquele Orkut somente para ricos. Pouquíssimos blogueiros no mundo tiveram acesso ao site.
A rede social, fundada pelo empresário sueco Erik Wachtmeister, tem ganho um certo burburinho na imprensa devido à nova fase do projeto – foi aberto um escritório comercial em Nova York, com uma equipe de 25 pessoas, e o serviço foi reformulado.
Pois bem, vou contar a vocês como é este “pequeno mundo”, restrito e visitado por celebridades mundiais, como David Beckman, Stefano Gabbana e Paris Hilton.
Logo quando você faz o login é enviado a uma página central [foto acima], bem completa, onde dá para ter uma noção geral de tudo o que está acontecendo neste “pequeno mundo”. São listados os usuários mais recentes, os tópicos mais quentes do fórum de discussões, os posts do blog oficial, seu perfil, uma entrevista com algum usuário e chamadas para a revista da rede social.

Townshend, do The Who, e o seu projeto Method são destaques na revista
Sim, a aSmallWorld possui uma revista voltada somente para os usuários e que aborda temas como vinhos, moda, carros, música e esportes. As matérias são bem escritas e trabalhadas. Feitas para um público exigente.
Discussões do pequeno mundo

Existe um fórum de discussão, a parte mais movimentada do site:
Os títulos dos tópicos são do tipo:
Scandinavian wine importers – alguém procurando por importadores de vinhos na região da Escandinávia; Table at Le Baron on Saturday – usuário perguntando sobre a qualidade do serviço de reservas do Le Baron, em Paris; Villa Renting Ibiza – uma menina querendo trocar informações sobre o aluguel de moradias em Ibiza.
Bem diferentes dos tópicos atuais do Orkut “Você pegava a pessoa da foto acima?” e outras coisas do tipo. As discussões giram em torno dos melhores restaurantes, lugares para passar as férias e sair à noite.
Mas existem tópicos diferentes – uma das discussões mais agitadas foi iniciada por uma mulher que especulou sobre o quanto seria bom existir uma “pílula para controlar o amor“, evitando cair perdidamente em paixão por uma pessoa 🙂
Outro, um usuário propondo que os patrocinadores boicotem as Olimpíadas de Beijing, na China, em 2008. O motivo? Protestar contra a censura no país.
Guia para o grande mundo

A aSmallworld é muito focada em turismo. Uma das partes mais bem feitas do site é a aba Guide – um guia de luxo, com dicas de restaurantes, bares, hotéis, casas noturnas e lojas de roupas. As cidades do Rio de Janeiro e São Paulo fazem parte do guia.
Em Sampa, são listados 57 restaurantes – Fasano, Café de La Musique, Di Bistrot, entre outros. Big-X-Picanha nem pensar 😛
Ainda nesta aba, existe o Geolocator, um recurso que permite localizar as pessoas da sua lista de contatos. É uma espécie de agenda pública de seus amigos, onde você fica sabendo em que país eles estão [esse pessoal viaja bastante pelo mundo]. Bem interessante.
Porém, existe uma preocupação com a privacidade, você não consegue ver o perfil completo se a pessoa não estiver em sua lista de contatos.
Empregos e vendas

Em uma seção de empregos se localiza a maioria das mensagens. São numerosas as ofertas de emprego – a maioria na área de publicidade, administração e TI. Uma outra aba leva à seção Market Place, onde os usuários do “pequeno mundo” compram e vendem produtos – iates, flats, carros porsche, audi, jaguar…
Brasileiros no pequeno mundo
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Representantes do “mercado de luxo” anunciam no site
O site é acessado, em sua maioria, por pessoas da Europa e EUA. Dei uma procurada somente por usuários do Brasil e apareceram 1.979 resultados. O número deve ser maior, pois existem brasileiros no exterior e que, às vezes, registram-se com o nome do país onde têm residência atualmente.
Em sua maioria, os brasileiros são estudantes, atrizes e filhos de empresários do Brasil. Não vou revelar os nomes, mas alguns são pessoas conhecidas.
Sabe valorizar o usuário e não tem papel no chão

Em resumo, a SmallWorld tem pontos mais positivos que negativos. A navegação é um pouco confusa e notei um problema de usabilidade na parte de fóruns. Mas nada problemático.
Um dos pontos a favor é que você percebe uma preocupação em valorizar o usuário. Existe um ranking dos que mais se conectam à rede social. Usuários são entrevistados de tempos em tempos. Quando eu entrei, estava no ar uma entrevista com o cineasta Renny Harlin [Duro de Matar 2, Alta Velocidade entre outros].

Entrevistas com usuários
Mas o melhor é que a aSmallWorld é muito bem organizada. Você não vê spam, nem tópicos com linguagem chula, bugs, trolls… Eles investem em moderação, possuem uma equipe somente para isso. E, se um usuário comete um deslize, é logo expulso. Cerca de 500 usuários já foram deletados por “mau comportamento”.
Se mantiver justamente essa sua característica de ser um “clube social fechado e organizado” [somente 18% dos usuários podem convidar pessoas de fora], acredito que a rede social tem potencial para crescer mais ainda dentro do seu nicho [eles estão com projeção de crescimento, contratando engenheiros de softwares e relações públicas].
É nos detalhes e nessa preocupação de manter um ambiente agradável e de respeito que o site se diferencia das outras redes socias. É de tirar o chapéu. Neste sentido, é um exemplo para outros sites sociais.
Acho que é isso. Infelizmente e, antes que alguém pergunte , não tenho perfil nem convites para a SmallWorld. Sou apenas um blogueiro do “grande mundo” que foi gentilmente convidado a conhecer de perto a rede social 😉
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