AppleGate vai entrar para história da blogosfera

O caso AppleGate continua. A Apple afirmou que o email falso não partiu de seus servidores. E o blog Gizmodo, o concorrente mais próximo do Engadget, publicou um post no qual afirma que não há o que comemorar. O caso arranha a credibilidade dos blogs.

A polêmica serviu para confirmar a implantação de algumas medidas no Gizmodo – aumentar o serviço de autocorreção de posts, usar etiquetas para avisar quando as informações de um post são baseadas em rumores e contratar mais jornalistas para a sua equipe.

Partindo da premissa de que o Engadget, hoje na AOL, cometeu somente um erro de falta de apuração das informações [o caso ainda está sendo investigado], dá para fazer algumas observações imediatas:

1) O poder de influência rápido e grande de um blog. O Engadget já tem uma capacidade de espalhar informações, de forma viral, bem maior do que qualquer outro meio.

2) Os blogs cometem os mesmos erros da chamada “grande mídia”. A diferença é que esses erros são corrigidos de forma mais rápida.

3) É um reflexo do lado negativo de uma empresa não ter um blog corporativo, com informações diárias. Os usuários são obrigados a se informar por outros meios, como blogs não-oficiais – Apple Insider, MacRumors, o próprio Engadget , entre outros. Com um blog corporativo, a Apple teria mais controle sobre as suas próprias informações.

4) A hora em que um blog começa a ter muitas visitas, publicidade e a se profissionalizar, surge um dilema. Publicar a maior quantidade posssível de notícias [posts] e ter mais visitas, mais links, mais cliques nos anúncios, um melhor pagerank, e, ao mesmo tempo, manter a qualidade dos posts.

Dilema parecido e vivido por vários portais de notícias na web – publicar muita informação e de forma rápida, mas ao mesmo tempo manter a qualidade e a reflexão dos fatos. Quem já trabalhou em um portal sabe como é a loucura para manter o ritmo de atualização, sem deixar a peteca cair, tomar uma “barriga” ou um furo.

É nesses momentos que a gente vê que a dinâmica desses blogs gigantescos [Engadget, Huffington Post, Gawker] não é assim tão diferente da grande mídia, como se costuma dizer.

O AppleGate continua…

Leia também:
Mais qualidade e menos quantidade nos blogs
Um hoax derrubou em 3% as ações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *