Jakob Nielsen ataca a Web 2.0

Vindo de quem vem não é nenhuma novidade. O guru da usabilidade diz que a Web 2.0 é a “última moda” e “inimiga da usabilidade”. Segundo Nielsen, o excesso de funcionalidades dos sites da chamada Web 2.0 distrai os usuários do essencial.

O pequisador sugere que os usuários se dividem em 3 grupos. Um que regularmente contribui [somente 1%]; um segundo que ocasionalmente contribui [somente 9%]; e grande maioria que geralmente nunca contribui [90%].

Ou seja, a maioria quer apenas “entrar, encontrar o que procuram e sair”. Não usam todo esse excesso de funcionalidades.

Segundo ele, para a grande parte dos usuários a web é uma ferramenta e não um fim em si. E os sites da Web 2.0 não levam isso em consideração [que a maioria não quer produzir conteúdo] e deixam de lado alguns aspectos que precisam ser melhor trabalhados, como “ferramentas de buscas e facilidade de uso”.

Leia também:
Entrevista de Jakob Nielsen para a Folha de São Paulo
Nielsen critica mecanismos de buscas.
Web 2.0 sob ataque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *